Ônibus híbrido da Volvo faz média de 9km/l

Volvo Plug-in hybrid_EN_2013




O ônibus híbrido ‘plug-in’ da Volvo obteve uma redução no consumo de combustível até 81% durante os testes em condições reais de uso realizados na cidade sueca de Gotembugo. O consumo total de energia registou uma diminuição superior a 60%. “Os resultados foram ligeiramente melhores do que aqueles que esperávamos,” confessa Johan Hellsing, responsável pelo projeto de testes da Volvo Buses.

“O ônibus híbrido ‘plug-in’ gasta menos de 11 litros por cada cem quilômetros. Isso é 81% menos do que um ônibus diesel equivalente”, acrescenta. Além disso, o consumo total de energia – diesel e eletricidade – suplantou a melhores expetativas, com uma diminuição de 61% em relação a um ônibus diesel Euro 5.

Os testes em condições reais de exploração tiveram início em junho de 2013 e incluem três ônibus híbridos ‘plug-in’, cujas baterias são recarregadas nas estações terminais. Esta solução possibilita que quase toda a rota seja percorrida pelos ônibus em modo elétrico. “Embora existam muitas subidas longas ao longo das rotas, os ônibus híbridos ‘plug-in’ circulam em modo elétrico em aproximadamente 85% do percurso. O motor diesel só funciona quando o ônibus necessita de uma potência extra”, explica Johan Hellsing.

O teste está sendo conduzido em Gotemburgo pela Volvo Buses, pela autoridade de transportes daquela cidade, Västtrafik, e pelo operador GS Buss. A duração prevista é de dez mil horas de operação e irá prosseguir em 2014. O programa será alargado a cidade de Estocolmo, onde serão introduzidos mais oito ônibus híbridos ‘plug-in’.

Fonte: Transportes em Revista




Um comentário em “Ônibus híbrido da Volvo faz média de 9km/l

  • 25/12/2013 em 21:54
    Permalink

    Legal, ótima média… acho que para ônibus urbanos uma ótima alternativa. Mas e a potência dos motores?

Fechado para comentários.