Curso prepara condutores para transportar cargas indivisíveis

carga gigante

Transportar cargas indivisíveis requer qualificação específica e maiores cuidados tanto com as pessoas que transitam nas vias quanto com a própria carga. Por isso, o Sest Senat oferece a capacitação exigida por normais legais e contribui para a segurança no trânsito de todos os envolvidos.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), carga indivisível é carga unitária, representada por uma única peça estrutural ou por um conjunto de peças fixadas por rebitagem, solda ou outro processo, para fins de utilização direta como peça acabada ou ainda, como parte integrante de conjuntos estruturais de montagem ou de máquinas ou equipamentos e que pela sua complexidade, só possa ser montada em instalações apropriadas.

Entende-se, portanto, carga indivisível como aquela que não pode ser fragmentada, por exemplo, toras de madeira e tratores. Para reduzir os riscos que possam surgir com o transporte desse material, a Resolução n º 455, de 22 de outubro de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), concedeu prazo de 180 dias para realização do curso especializado para transporte de cargas indivisíveis a contar da data da sua publicação. Portanto, em meados de abril deste ano, a fiscalização vai exigir a qualificação desses condutores.

Segundo o instrutor da unidade de Goiânia (GO) Lázaro Oliveira, o curso prepara os motoristas para que eles tenham mais controle com a carga e saibam lidar, por exemplo, com os pontos cegos do veículo, além de ganharem confiança e aprenderem a agir em condições adversas da via. “A segurança engloba o todo, tanto ele como outros usuários e a própria a carga, com ênfase sobre a carga, pois, se a transportadora pega um material para transportar, ela tem o dever entregá-lo intacto, sem qualquer dano”, explica.

Mais detalhes do curso

No curso, então, os alunos aprendem as determinações do Código de Trânsito Brasileiro, legislação específica, documentação e simbologia, direção defensiva, noções de primeiros socorros, movimentação da carga, riscos múltiplos e resíduos, entre outras questões. A carga horária é de 50 horas/aulas, e o valor é de R$ 200.

Os pré-requisitos são ser maior de 21 anos, estar habilitado, no mínimo, na categoria C ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses, não estar cumprindo pena da suspensão do direito de dirigir ou ter a carteira nacional de habilitação cassada, de forma a ter se envolvido em crime de trânsito, ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Desde 2010, a unidade de Goiânia já preparou quase 200 motoristas. Novas turmas estão previstas para começar nos dias 17 e 28 de fevereiro. Outras unidades do Sest Senat em todo o país também oferecem o curso. Os interessados devem procurar a unidade do Sest Senat mais próxima para obter mais informações e realizar a inscrição.

Mais informações: 0800 728 2891 e Sest Senat ​.

Fonte: Agência CNT de Notícias Texto de Ana Rita Gondim

Um comentário em “Curso prepara condutores para transportar cargas indivisíveis

  • 18/02/2014 em 15:39
    Permalink

    Pra quem gosta de Movimentação de Cargas Isso é Show!!! Trabalho com Logística de Transportes e Amooooo

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!