Ford apresenta nova geração da F-150

Ford F-150 2015 (3)




Há algumas horas para a abertura do Salão de Detroit, a Ford revelou a nova geração da picape F-150, que será a principal atração da montadora durante o evento automotivo norte-americano. O novo modelo é a reinvenção do utilitário favorito da América e, segundo o diretor de operações da Ford Motor Company, Mark Fields, “é mais um exemplo do plano One Ford de produzir veículos que servem os clientes com compromisso de melhor qualidade, segurança, eficiência de combustível, design inteligente e valor”.

A nova Ford F-150, que traz linhas inspiradas no conceito Atlas, traz como principal novidade seu peso, que diminuiu em 317 quilos em relação a geração anterior. De acordo com a Ford, 93 por cento do corpo da picape é composto por uma espécie de liga de alumínio, componente que também é usado na indústria aeroespacial, por exemplo, e oferece maior resistência ao modelo. O novo material é responsável por até 70% da redução de peso da nova F-150. E com isso, o utilitário ficou mais rápido, mais forte e mais eficiente.

Outra novidade bastante interessante na linha da nova picape da Ford é a chegada de um novo motor. Seguindo a regra do downsizing, o propulsor V8 de 6.2 litros da montadora, que deixará de ser oferecido, saiu de cena para a chegada do novo bloco V6 de 3.5 litros da linha Ecoboost.

Em relação ao 3.5 V6 Ecoboost, Raj Nair, vice-presidente do grupo de desenvolvimento de produto global da marca, afirma que “ninguém jamais construiu um motor de seis cilindros como este”. Ainda de acordo com o executivo, “este motor combina uma série de tecnologias avançadas encontradas em toda a indústria para a criação de um dos motores tecnicamente mais avançados e eficientes já projetado”.

O novo propulsor V6 de 2.7 litro, também da linha Ecoboost, é outra novidade na gama da F-150, ainda sem dados divulgados – a marca diz que a novidade foi desenvolvida para substituir com vigor um V8 intermediário. O bloco será acompanhado do sistema start/stop, que será desativado automaticamente quando a picape estiver rebocando ou o conjunto de tração nas quatro rodas estiver em ação. O motor 5.0 V8 continuará sendo oferecido na linha da Ford F-150 2014, além do 3.5 V6 aspirado.

Ford F-150 2015 (4)Entre os equipamentos da F-150 há faróis e lanternas com LEDs, câmera de 360 graus, nova tela de oito polegadas no painel de instrumentos, teto solar panorâmico, cintos de segurança infláveis, fileira, engate de reboque auxiliar, rampas de carga integradas, controle de cruzeiro adaptativo, extensor da tampa da caçamba, dentre vários outros.

A nova Ford F-150 será oferecida no mercado americano a partir do quatro trimestre deste ano em cinco versões: XL, XLT, Lariat, King Ranch e Platinum. Os preços ainda não foram divulgados.

Fonte: Notícias Automotivas