Foton cria conselho gestor e anuncia contratação de Daldati

Orlando_Merluzzi_-_vice-presidente_da_Foton_Aumark_do_Brasil




A montadora de caminhões Foton Aumark do Brasil (leia-se Beiqi Foton Motor Co.) criou um conselho gestor e anunciou a contratação de um nome de peso do setor automotivo para sua direção: Antônio Dadalti, um dos mais experientes executivos de vendas da indústria brasileira de caminhões e ônibus. Com mais de quarenta anos no setor automotivo e uma carreira de inquestionável sucesso, Dadalti assumiu a função de conselheiro da presidência e das operações comerciais.

Com a nova estruturação da empresa, Orlando Merluzzi, que conduziu até agora a operação da Foton no Brasil assume a vice-presidência do Conselho Gestor, presidido por Luiz Carlos Mendonça de Barros.

“Criamos um Conselho Gestor composto por profissionais experientes e comprometidos com o negócio. Sua principal função é estabelecer a direção estratégica em um empreendimento que envolve a introdução de uma nova marca no país, o desenvolvimento de uma rede de concessionárias e a construção da primeira fábrica de caminhões da Foton em continente americano”, afirma Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark e do Conselho de Gestão.

Na nova organização da Foton Aumark do Brasil, duas áreas distintas recebem a mesma intensidade de foco e atenção do novo Conselho Gestor: a fábrica e as operações comerciais. A construção da fábrica na cidade gaúcha de Guaíba, processos e a nacionalização de componentes ficam a cargo de um departamento conduzido por Marcio Vita, COO (chief operating officer) e CFO (chief financial officer) da empresa. O departamento que engloba todos os setores da empresa relacionados as atividades comerciais estará sob a assessoria de Antonio Dadalti. Nessa área, Ricardo Mendonça de Barros é o diretor de operações comerciais e em sua organização estão Marcos Leandro (diretor de vendas), Jorge Yano (diretor de Pós-Venda) e Luiz Carlos Paraguassu (diretor regional Sul e Relações Institucionais).

O Conselho Gestor da empresa é composto pelos executivos acima, sócios da empresa e conselheiro convidado por demanda.

“Essa forma de governança é a mais correta em minha visão e estabelece um elevado grau de profissionalismo e competência em todas as decisões estratégicas da empresa”, finaliza Luiz Carlos Mendonça de Barros.

A montadora conta com mais de vinte concessionárias e segue ampliando sua rede de vendas e assistência técnica pelo País, devendo chegar a sessenta casas até o final de 2014. Inicialmente, os caminhões estão sendo vendidos em versões de 3,5 toneladas até 10 toneladas de peso bruto total e a empresa já iniciou testes com versões de treze até dezesseis toneladas, que deverão ser lançados em breve. A Foton produz caminhões “premium” através das linhas Aumark e Aumam e são esses modelos que integrarão as versões brasileiras da marca.

Fonte: Canal do Transporte