Fiat Strada é o carro mais vendido no País em março

por Blog do Caminhoneiro

Strada_Adventure_CD_008No ano que marca a chegada de um modelo, o Up!, que promete ser um dos mais vendidos do País, a alemã Volkswagen vê a sua rival na briga pela liderança do mercado brasileiro, a Fiat, tomar a dianteira com a sua picape Strada e torná-la o carro mais emplacado em março. No mês passado, o modelo da Fiat vendeu 13.017 unidades, seguido do hatch Palio, também da italiana, com 12.872. O Gol, que por 27 anos foi o carro mais vendido, caiu para o terceiro lugar com 12.545 mil emplacamentos. O modelo da VW, no entanto, mantém a liderança de vendas de janeiro a março, com 48.292, seguido da Strada com 38.847 e do Palio com 38.167.

Para o consultor automotivo, Francisco Satkunas, o mérito desses números é todo da Fiat, que conseguiu reinventar um modelo lançado há mais de uma década. “A versão de três portas, mesmo que não seja a mais vendida, criou um giro de loja fantástico. Com isso, a equipe de vendas da Fiat teve o trabalho facilitado. Prova disso são os números”, diz Satkunas. Em nota, a Volkswagen do Brasil informou que a montadora está diante da maior renovação do portfólio de produtos de sua historia no País. Além disso, está em curso um processo de modernização de suas fábricas. “Entre os exemplos estão o lançamento do up! e da sétima geração do Golf. No processo dessa ampla renovação é natural que as vendas, em determinado momento, não acompanhem mês a mês a evolução do mercado”, informa a montadora.

No entanto, não foi somente a perda da liderança no carro mais vendido que abalou a Volks em março. Segundo dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), a montadora, que era a segunda no ranking de vendas foi ultrapassada pela americana General Motors. O levantamento da Fenabrave mostra que a Fiat lidera o mercado nacional de automóveis e comerciais leves com 22,57% do total de emplacamentos no ano, seguida de perto pela General Motors (17,68%) e Volkswagen (17,51%). Completam o ranking, a Ford (9,09%), Renault (6,69%) e Hyundai (6,59%).

“O up! foi lançado há pouco tempo, não podemos avaliar se será um sucesso, como outros modelos. Mas, a Volks fez um trabalho junto à sua rede no lançamento do carro que pode sim dar o resultado esperado”, diz Satkunas. De acordo com a montadora, as vendas do up!,que tiveram início em meados de fevereiro, “estão atendendo às expectativas da Volkswagen, com participação de mercado em crescimento, demonstrando a excelente receptividade do modelo pelo mercado.”

Em relação ao mercado total, os dados da Fenabrave divulgados nesta quarta-feira, mostram que de janeiro a março o número de emplacamentos de veículos caiu 10,4% para 812,75 mil, ante 830,44 mil no mesmo período do ano passado. Já as vendas no mês de março totalizaram 240,8 mil unidades ante 283,9 mil, o que representou um declínio de 15,18%.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário