Parceria recupera estradas e melhora escoamento da safra em MT

Estradas Mato Grosso




Em Mato Grosso, muitas estradas estão sendo recuperadas em sistema de parceria. Agricultores e prefeituras se uniram para dar agilidade às reformas e garantir vias melhores para o escoamento da safra.

A região norte do estado concentra a maior parte da produção de grãos, só na última safra de verão, cerca de 3 milhões de hectares foram plantados com soja. A safra é carregada nos caminhões e escoada apenas por estradas, mas nem sempre, elas estão em boas condições de tráfego, situação que está mudando.

No município de Sorriso são aproximadamente 2 mil quilômetros de estradas de chão, que agora estão conservadas, em boas condições, mas isso só foi possível depois de uma parceria entre os produtores e o poder público.

LEIA MAIS  Diretor da ANTT confirma redução na tabela de frete mínimo rodoviário

Luiz Nardi é um dos parceiros. “Houve uma parceria grande dos produtores, um trouxe pá carregadeira, outro caminhão com caçamba, outro cedeu cascalho e a prefeitura entrou com o maquinário da Secretaria dos Transportes, que fez com que essa parceria acontecesse. Não se estipulou valor para nenhum agricultor, cada um ajudou da maneira como pode”, explica.

Em Sinop não é diferente, o município tem o projeto Andar Bem e neste ano, 12 estradas devem ser recuperadas, totalizando 71 quilômetros.

“A gente começa por um levantamento dos principais trechos mais críticos das estradas vicinais de nosso município”, diz Marcos Lopes, secretário de Obras de Sinop.

LEIA MAIS  Volvo Iron Knight está na América do Sul

O agricultor Ênio Pasuch está ansioso pelo começo dos trabalhos. “Produtores dependem no dia a dia do trajeto até a cidade para fazer suas entregas aos mercados e às feiras, então, realmente, é indispensável o acesso às estradas”, diz.

No sul de Mato Grosso, as estradas também têm problemas. O trecho da MT-458, entre Rondonópolis e Poxoréu, foi recuperado pelos agricultores sem a ajuda do governo estadual. A Secretaria de Transportes de Mato Grosso informa que a manutenção dessa rodovia deve começar a partir de 10 de junho.

Vídeo

Se não carregar o vídeo, veja ele clicando AQUI.

Fonte: Globo Rural




Deixe sua opinião sobre o assunto!