Valtra leva produtos direcionados ao mercado de biomassa para a Agrishow 2014‏

Enfardadeira Valtra

A necessidade de desenvolver fontes renováveis de energia com foco em demandas específicas do mercado tem feito crescer no Brasil nas últimas décadas, o interesse por novas fontes de biomassa, que se tornaram uma importante matéria-prima para abastecer setores da produção interessados em energia limpa, de baixo custo e de menor impacto ao meio ambiente. Por isso, a Valtra apresenta na 21ª Agrishow, que ocorre de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), sua linha completa de enfardadoras e enleirador da marca Challenger, que possuem tecnologia de última geração para extração e beneficiamento de biomassa de cana.

“A marca investe pesado em implementos sofisticados e diversificados para atender um produtor cada vez mais exigente, que deseja principalmente produtos que aperfeiçoem os processos e garantam ganho de produtividade”, explica Douglas Vincensi, gerente de marketing de produto colheitadeiras e enfardadoras da AGCO América do Sul.

A cogeração de energia, por meio de biomassa (restos de cultura), tornou a enfardadora um equipamento indispensável para algumas usinas de cana-de-açúcar. Conheça as diferentes soluções da Valtra para este segmento:

Challenger LB34B

Dotada da mais moderna tecnologia em enfardamento de feno, forragem e biomassa, a Challenger LB34B, que estará em exposição no estande da Valtra durante a feira, tem como diferencial a alimentação homogênea que gera fardos com densidade mais consistente, alcançando, em alguns casos, a produção de 60 fardos por hora com mais de 400 kg. “É a enfardadora de maior capacidade de trabalho do mercado. Ideal para grandes produtores e direcionada para biomassa”, ressalta Vincensi.

Challenger RB452

A enfardadora Challenger RB452 é uma máquina versátil, de alta durabilidade e de simples operação. Ela pode ser utilizada para silagem, biomassa e outros tipos de capim. Seu sistema de recolhimento foi desenhado com dedos de recolhimento mais espessos, semelhantes aos utilizados nas enfardadoras de fardos retangulares de grande porte, para efetuar trabalhos mais pesados e recolher diversos tipos de materiais. Vincensi acredita que um dos pontos fortes deste equipamento está no sistema de enfardamento, que conta com uma câmara variável de compactação. “Dentro dela, rolos metálicos e cintas de borracha prensam e enrolam o material, podendo se ajustar para acomodar o que é recolhido e, assim, produzir fardos em diferentes diâmetros, que podem variar de 76 cm a 1,56 metros de diâmetro. Ao mesmo tempo, dentro da câmara, cilindros hidráulicos fornecem uma tensão contrária aos braços mecânicos, movimento que auxilia na produção de fardos com alta densidade e mais qualidade”.

Challenger SB34

Este modelo combina robustez e alto desempenho, produzindo fardos nas medidas 3X4 e comprimento variando de 30,5 cm a 1,32 metros. Desenvolvida para aproveitar todo material e diminuir as perdas, a enfardadora Challenger SB34 proporciona maior capacidade de produção de fardos. Além disso, possui fluxo de alimentação direta e sistema de recolhimento diferenciado, com recolhedor de grande capacidade e câmaras que comprimem e distribuem de forma igual o material nas fatias. Ao recolher o produto, o equipamento encaminha para a câmara de fardo para que o êmbolo finalize o trabalho, produzindo fardos homogêneos e com alta densidade.

Enleirador 5130

Outro equipamento em exposição será o enleirador Challenger 5130, destinado a trabalhos pesados, como a cana, com alto grau de exigência e alta capacidade de recolhimento e formação de leiras. Este produto está preparado para trabalhar tanto com material para o trato animal quanto com materiais destinados à biomassa, atividade que exige alta capacidade de recolhimento deste tipo de maquinário. “Ele foi projetado para oferecer alta robustez, resistência operacional e versatilidade, ideais para trabalhos com materiais secos, pesados ou úmidos, além de oferecer facilidade de operação e eficiência nas atividades”, defende Vincensi.

Fonte: Valtra