Exportação de grãos pelo Porto de Paranaguá crescem 12% no quadrimestre

Porto de Paranaguá - Pátio de Triagem

A exportação de granéis sólidos pelo Porto de Paranaguá apresentou alta de 12,9% no primeiro quadrimestre de 2014. Foram 5,5 milhões de toneladas de soja, milho e farelo de soja exportados.

Entre os produtos, o destaque foi mais uma vez a soja, que atingiu as 3,7% milhões de toneladas exportadas, volume 87% superior ao registrado no mesmo período de 2013.

Os bons números atingidos pelo Porto foram alcançados mesmo com as paralisações ocorridas em decorrência da dragagem realizada nos berços de atracação.

“Tivemos alguns dias parados em função do trabalho da dragagem. Mas o ganho foi imediato porque, agora, todos os berços do Porto tiveram sua profundidade de projeto recuperada, permitindo a operação de navios sem restrições”, explica o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

Caminhões

O número de caminhões que entraram no Pátio de Triagem do Porto nos primeiros quatro meses do ano também cresceu. Foram cerca de 138 mil caminhões, 20% a mais do que o que se registrou em 2013.

O secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho, lembra que o Porto de Paranaguá tem conseguido manter o fluxo de chegada dos caminhões sem a formação de filas. “Temos um trabalho diário e constante, para garantir este aumento no fluxo e nenhuma fila nas estradas. Agora, nosso trabalho está sendo focado também para a saída destes caminhões da cidade. Temos realizado reuniões constantes para controlar a chamada fila da saída e, com isso, garantir que o caminhoneiro chegue e saia de Paranaguá com tranquilidade, trazendo mais segurança e conforto para a população da cidade”, afirma Richa Filho.

Fonte: APPA