F-Truck chega a SP com MAN Latin America na liderança

Leandro-Totti-2014-Orlei-Silva




A principal etapa do campeonato brasileiro e sul-americano de Fórmula Truck será disputada neste final de semana, em São Paulo. A liderança dos dois campeonatos é da MAN Latin America: entre os pilotos, com o paranaense Leandro Totti (vencedor das duas etapas de 2014 até aqui, Caruaru e Curitiba), e entre as marcas, com 77 pontos.

Para o piloto do caminhão Volkswagen Constellation, a prova deste domingo em Interlagos tem tudo para consolidar sua liderança nos dois campeonatos.

“No ano passado, mesmo em fase de acerto de nosso conjunto, andamos na frente praticamente a corrida inteira. Agora, com um ano completo de desenvolvimento e de experiência com o novo caminhão, espero sair de São Paulo com a vitória. Vamos lutar para isso, mas também olhando o campeonato. Por ser uma temporada onde cada ponto vale muito, temos que sempre estar entre os primeiros, subindo no pódio, cravando poles”, disse Leandro Totti, líder do Brasileiro com 61 pontos e do Sul-Americano com 32.

Felipe Giaffone, tetracampeão da F-Truck (três Brasileiros e um Sul-Americano) ressalta que a potência do motor será importantíssimo na pista de Interlagos, uma vez que o circuito tem muitas subidas e longos trechos de aceleração, que demandam muito do motor MAN D26 de 12 litros.

“Nossos motores estão muito bem acertados, fortes e com ótima durabilidade, o que na Fórmula Truck, é muito importante. A pista aqui de São Paulo demanda muita potência, ainda mais com a subida para a reta de chegada, ponto onde conseguimos conquistar ultrapassagens e defender de possíveis ataques. Vamos confiantes para esta etapa”, comentou Felipe Giaffone, que subiu no pódio na última etapa em Curitiba.

LEIA MAIS  Caminhoneiros dos Estados Unidos escolhem as 20 melhores transportadoras para se trabalhar

André Marques revela que os caminhões devem estar ainda melhores do que nas primeiras etapas, uma vez que o time da MAN Latin America treinou forte em Londrina depois da última etapa do campeonato, disputada no mês passado.

“Tanto em Caruaru como em Curitiba, nosso Volkswagen se comportou muito bem, andando sempre forte nas retas, com grande potência e muita durabilidade. Aproveitamos os testes para deixar o conjunto ainda mais resistente para a prova de São Paulo, talvez a mais exigente do ano e também a de maior visibilidade”, comentou Marques.

Para Adalberto Jardim, Interlagos representa uma pista especial para todo piloto. “Com as melhorias que conseguimos, vou para Interlagos ainda mais animado. Esta sempre foi uma pista que gostei muito de guiar, e sabendo que tenho esse caminhão tão bem preparado pelo time de engenharia da MAN Latin America, nossa expectativa passa a ser alta”, explicou.

Débora Rodrigues também lembra que atuais mudanças de regulamento da Fórmula Truck deixaram a categoria ainda mais gostosa de se ver. “A Fórmula Truck já é uma grande sensação nas pistas, e nesta temporada há ainda mais fatores que estão fazendo lotar os autódromos: o som dos motores, por exemplo. Com a nova regra dos catalisadores, estamos com o escape direto, o que faz com que o som de nossos motores seja alto, do jeito que a galera gosta”, finalizou Débora.

LEIA MAIS  Caminhão é apreendido na Europa por excesso de decoração na cabine

Os treinos livres para a terceira etapa da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira. A definição do grid acontece no sábado, e a largada para a prova está marcada para 14h do domingo com transmissão ao vivo da Band para todo o Brasil.

Campeonato Brasileiro
Pilotos
(Cinco primeiros colocados)
1. Leandro Totti, 61 pontos
2. Geraldo Piquet, 33
3. Wellington Cirino, 29
4. Felipe Giaffone, 25
5. Roberval Andrade, 25

Campeonato Brasileiro
Equipes
(Cinco primeiros colocados)
1. MAN Latin America, 77 pontos
2. Mercedes-Benz, 75
3. Scania, 45
4. Volvo, 32
5. Iveco, 30

Campeonato Sul-Americano
Pilotos
(Cinco primeiros colocados)
1. Leandro Totti, 32 pontos
2. Roberval Andrade, 23
3. Geraldo Piquet, 18
4. Paulo Salustiano, 14
5. Danilo Dirani, 12

Campeonato Sul-Americano
Equipes
(Cinco primeiros colocados)
1. Mercedes-Benz, 38 pontos
2. Scania, 35
3. MAN Latin America, 29
4. Iveco, 18
5. Volvo, 13

Fonte: Fórmula Truck




Deixe sua opinião sobre o assunto!