FPT Industrial prevê um futuro positivo no fortalecimento de sua marca na América Latina

Motor FPT




Com os negócios da FPT Industrial se expandindo na América Latina, o ano de 2013 fechou com saldo positivo após o aumento na produção de equipamentos. No ano passado, 65.720 motores foram produzidos, 12,7% a mais que no ano anterior (quando 58.322 itens foram produzidos). Com duas fábricas na América do Sul, a FPT Industrial produziu 53.483 motores na unidade industrial de Sete Lagoas (MG) e 11.877 na unidade de Córdoba na Argentina, além de comercializar 8.280 motores que vieram importados da Europa. Em 2013, as vendas de motores cresceram 32% na América Latina, e 74.000 motores foram vendidos na região.

O crescimento nas vendas de 2013 foi destacado pelo lançamento do motor mais poderoso de todo o portfólio da FPT Industrial, o Cursor 13 para Iveco Hi-Way. O propulsor traz tecnologia de última geração para entregar uma melhor performance, com menores emissões e menor consumo de combustível. Outro destaque foi a conquista de um novo cliente: a Ford Caminhões.

“Nosso motor FPT de 10.3 litros, equipando o caminhão extrapesado Ford Cargo 2842, é o resultado de uma colaboração entre o nosso Departamento de Engenharia e o do fabricante. Unimos nossos esforços e o resultado foi um projeto totalmente personalizado. Essa etapa confirmou o comprometimento de crescimento da FPT Industrial na América Latina e consolidou sua posição no mercado brasileiro”, destaca José Luis Gonçalves, presidente da FPT Industrial América Latina.

A FPT Industrial também continua investindo em tecnologias sustentáveis para o mercado. Em 2013, iniciou-se o fornecimento de motores a gás para a empresa peruana Modasa. “Estamos contentes que, com clientes como a Modasa, podemos sustentar a melhoria do impacto ambiental dos equipamentos na América Latina”, comenta Gonçalves.

LEIA MAIS  Nikola Motor Company investe no desenvolvimento de células de hidrogênio

Além do setor rodoviário, a FPT também fortaleceu sua presença no setor de geração de energia, com clientes como Stemac, Leon Heimer, Leon Diesel e Casa FENK.

“O crescimento do último ano na América Latina não se deu somente pelo significante impacto da Copa do Mundo deste ano e dos Jogos Olímpicos de 2016, mas também devido à qualidade dos produtos FPT, que equipam máquinas nos setores agrícolas, de transporte, de construção e de geração de energia”, afirma Gonçalves.

FPT Industrial no mundo

No ano passado, a FPT Industrial registrou €3,3 bilhões em receita de vendas, um aumento de 13,6% em relação a 2012. Esse crescimento ocorreu ao aumento na demanda tanto das empresas do Grupo CNH Industrial quanto de clientes externos. Em 2013, as vendas a clientes externos representaram 24% da renda total.

Em 2013, a FPT vendeu 544.812 motores no mundo todo, um crescimento de 14,3% comparado a 2012. Do total de itens produzidos, 30% foram fornecidos para caminhões e veículos comerciais, 30% para máquinas agrícolas e de construção, e os outros 40% para clientes externos.

O lançamento do motor F1C em conformidade com a norma Euro VI para a Mitsubishi Fuso (a marca asiática de caminhões do Grupo Mercedes-Benz), além dos motores Euro VI NEF (N45 e N67) para caminhões e veículos comerciais estão entre os destaques internacionais da expansão de oferta rodoviária da FPT Industrial em 2013. Também houve o lançamento da van RAM ProMaster no Chicago Auto Show, com motores projetados pela empresa para a Fiat-Chrysler.

E mais: Em 2013 e em reconhecimento à excelência tecnológica da FPT Industrial, a TÜV, um dos principais centros de certificação técnica da Europa, avaliou que o caminhão extrapesado Iveco Hi-Way Euro VI, equipado com o inovador sistema Hi-eSCR, é 2,33% mais eficiente na redução de combustível que a versão Euro V.

LEIA MAIS  Trimestre marca recuperação gradual dos negócios

Em aplicativos off-road, a FPT Industrial lançou no ano passado, em Paris, na França, o motor Nivel Stage 4B para tratores agrícolas com força acima de 75 hp. Enquanto isso, na principal exposição da indústria de construção, Bauma, realizada na Alemanha em 2013, a empresa apresentou sua gama de motores para os aplicativos de construção, incluindo os motores das Séries NEF e Cursor com a tecnologia Hi-eSCR.

A fábrica da FPT Industrial em Turim, na Itália, iniciou a produção da versão de 3,4 litros do F5C Tier 4A que gera mais de 56 kW para equipamentos agrícolas do Grupo CNH Industrial, e a versão Tier 4B com a produção de energia de menos de 56 kW para aplicativos nos equipamentos de construção do Grupo.

No setor marítimo, a produção do motor N67 de 570 hp começou, em conformidade com as normas EPA Nível 3 e IMOMARPOL Nível 2 e com as normas de emissão RCD Estágio I.

No segmento de geração de energia, a FPT Industrial começou a produção do motor N45 de 80 kW, que irá suportar o desenvolvimento de novos negócios em mercados emergentes como a América Latina. Em dezembro, a unidade da FPT Industrial em Foggia, na Itália, atingiu um marco importante, produzindo seis milhões de motores.

Fonte: FPT Industrial




Deixe sua opinião sobre o assunto!