Máquinas antes utilizadas em canteiro de obras ganham espaço no agronegócio

Manipulador telescópico JCB




“Equipamentos como retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras e manipuladores telescópicos são utilizados com excelência em atividades como deslocamento de materiais, levantamento de curva de nível, vírgulas para escoamento de água, manutenção e limpeza, construção e manutenção das estradas de acesso à lavoura e ao escoamento da produção”, diz Natanael Lopes, diretor comercial da Auxter, concessionária da marca JCB para todo o estado de São Paulo.

Entre os equipamentos focados nesse setor está o Loadall 531-70 AG, que pode ser utilizado com garfo pallet, garras para silagem ou caçamba no manuseio de calcário, adubo, gesso, sementes e feno em usinas de cana de açúcar e fazendas de grãos, inclusive atuando na manutenção das propriedades em período entressafra. A Auxter também fornece implementos agrícolas específicos que podem ser facilmente adaptados às máquinas de construção civil.

Esse é um dos mercados emergentes que a Auxter está focada nos próximos meses. A empresa alcançou em 2013 um marketshare de 46% na venda de retroescavadeiras, especialmente com as vendas realizadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Embora as máquinas tenham sido fornecidas diretamente pela JCB, o pós-venda e assistência técnica são feitos exclusivamente pela Auxter.

Para 2014, o foco dos investimentos é em equipes de pós-venda, atendimento ao cliente e no fortalecimento das estruturas das filiais para atender o setor agrícola, que são cada vez mais expressivos. “Se por um lado houve queda nas vendas para o setor da construção, o mercado está cada vez mais aquecido. Estimamos um crescimento de 20% este ano em relação ao ano passado, levando em conta os bons negócios com as empresas agrícolas”, diz Natanael.

Estrutura fortalecida

A Auxter criou recentemente uma divisão de atendimento específico para o setor agrícola. “Agora ganhamos maior autonomia, com equipe comercial e investimentos próprios que incluem a participação em feiras e eventos”, conta Frederico Roberto, gerente comercial agrícola da Auxter. A empresa vai participar da Agrishow 2014, que acontece de 28 de abril a 02 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

“Em regiões como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba e Bauru, mais de 50% das vendas de equipamentos de construção são para utilização na atividade agropecuária”, continua o gerente. “Com a nova divisão, esse mercado deve ganhar espaço não apenas nas regiões tradicionais, mas em outras localidades importantes”, diz.

Suporte JCB

O fortalecimento das vendas no agronegócio segue as diretrizes da JCB. A empresa mapeou as áreas agrícolas do país e acertou com seus distribuidores uma reestruturação para ampliar ainda mais presença nesse segmento, com suporte comercial de acordo com a cultura e as necessidades de cada região. Para 2014, a fabricante estima aumento de consumo da ordem de 17% especificamente nessa área.

Entenda como os equipamentos de construção trabalham na lavoura

  • Escavadeiras hidráulicas: utilizadas nas usinas canivieiras para a formação de curvas de nível, preparo de solo e limpeza de rios e mananciais;
  • Pás-carregadeiras: aplicadas principalmente no transporte de bagacinho – pó extraído da moedura da cana destinado à geração de energia;
  • Retroescavadeiras: têm elevada importância para trabalhar na manutenção de estradas e no dia a dia das fazendas;
  • Manipuladores telescópicos: aplicados em várias situações: no campo para carregamento de big bags de adubo, gesso, calcário e fardos de palhas geradoras de energia(biomassa), sementes a granel ou em pallets, dentro de Usinas de Cana de Açucar e Alcool para carregamento e armazenagem de big bags de açúcar e fertilizantes. Na pecuária de corte ou leiteita, atuam no carregamento de silagem (alimento do gado), ração, fardos de feno, etc;
  • Minicarregadeiras: ideais para trabalho em fazendas e granjas, tanto para limpeza ou manipular materiais(ração, fardos, sementes, etc) em pequenos locais onde máquinas maiores não conseguem entrar.

Fonte: Auxter – Concessionária JCB





Deixe sua opinião sobre o assunto!