Motoristas modificam caminhões e PRF faz alerta

Carreta Scania Arqueada




A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização contra alterações do sistema de suspensão de caminhões. Por motivos que passam pela estética, motoristas incluem molas adicionais e calços nos feixes de mola para elevar a traseira dos veículos. A PRF afirma que a medida oferece riscos à segurança dos caminhões.

A infração é prevista no artigo 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro(CTB), e é classificada como alteração de característica original do veículo. A multa aplicada é considerada grave, custando ao proprietário R$127,69 e cinco pontos na carteira de motorista.

Apesar de a prática ter se tornado comum entre os caminhoneiros, a PRF nega que o número de casos tenha aumentado. A autoridade policial afirma que o enquadramento de veículos irregulares é que está mais simples, uma vez que a legislação definiu melhor os padrões para a realização de mudanças permitidas.

LEIA MAIS  Ônibus recordista em multas é apreendido pela PRF

Segundo a PRF, em caso de autuação, a retenção do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) fica a critério do agente fiscalizador. O caminhão é liberado para que seja feita a regularização e é cobrada do proprietário a reapresentação do veículo em condições originais.

Quanto aos riscos, a polícia faz alerta e diz que, se feita fora dos padrões aceitáveis e sem inspeção por instituições credenciadas pelo Inmetro, a modificação do conjunto de suspensão pode comprometer a segurança de caminhões e automóveis. A PRF garante que tais alterações são reversíveis, porém é necessário colocar molas originais nos veículos.

LEIA MAIS  PRF recupera caminhão após denúncia da roubo em Minas Gerais

Fonte: Terra




14 comentários em “Motoristas modificam caminhões e PRF faz alerta

  • 07/12/2016 em 00:27
    Permalink

    Pergunto, sera que algum genio desses sabe mais que a montadora????
    NAO SE MEXE EM SUSPENSAO.

    Resposta
  • 11/06/2014 em 18:29
    Permalink

    Não concordo com com abusos em alturas mas do jeito que foi liberado acho que é suficiente..há respeito da comparação do nosso amigo Antenor entre caminhões e carros de corridas não faz sentido poque um caminhao é feito pra transportar peso já o carro de corrida os engenheiros procuram cada vez mais deixa lo mais leve por isso podem andar tão perto do chão já o caminhão presisa sim um pouco mais de 12 molas pra se manter estável mas tudo dentro dos padrões que devem ser feitos permitido pelo Inmetro nada de exageros pra não fugir as leis da física.

    Resposta
  • 01/06/2014 em 12:14
    Permalink

    Bom dia a todos. As montadoras de caminhões vão fazer um chamado aqui no Brasil a todos os caminhoneiros que modificam seus veículos para contribuirem para uma melhor qualidade nos mesmos, pois seus engenheiros não tem capacidade de fazer mais caminhão. Os engenheiros demoram 10 anos projetando um caminhão e os motoristas em 02 (duas) horas acabam com tudo. O brasileiro é muito inteligente. Aumenta o frete também seus inteligentes.

    Resposta
  • 31/05/2014 em 19:14
    Permalink

    Complementando, as empresas que carregam caminhões alterados em suas características, correm o risco de serem responsabilizadas solidariamente por eventuais acidentes e terão que arcar com os prejuízos causados a terceiros, como já existe jurisprudência “decisões judiciais para arcarem com o prejuízo” quando carregam caminhões sem condições de segurança.

    Resposta
  • 28/05/2014 em 12:01
    Permalink

    Carro rebaixado de maneira CORRETA fica confortável e com maior segurança nas rodovias, agora caminhão foi feito pra trabalho, só tonto acha que está bonitão andando com as bolsas de ar vazias ou com molas erguendo a traseira, acha que alguém passa e acha lindo, a maioria passa olha e fala QUE JACU.
    Caminhão é ferramenta e feito pra trabalho, rebaixar caminhão é a mesma coisa que colocar aerofólio e jogo de roda em betoneira.

    Resposta
    • 31/05/2014 em 19:07
      Permalink

      Correta as colocações das pessoas que aqui participaram que me parecem ter uma base mínima de racionalidade, considerando que todas as colocações se complementam. Caminhão com a traseira levantada ou rebaixada é a primeira demonstração de um motorista que não é profissional e sim um irresponsável

      Resposta
  • 27/05/2014 em 20:47
    Permalink

    Julianow acertou na mosca. Se argumentos técnicos não convencem, talvez a família o faça.

    Resposta
  • 27/05/2014 em 10:48
    Permalink

    tem coisas mais importantes na vida do que ficar pensando em levantar caminhão.
    dica: Coloque dinheiro dentro de casa, coloque dinheiro na família, invista nos filhos, na esposa, nos pais, na casa, no carro. Caminhão, é ferramenta de trabalho; estando limpo e novo está bom demais.
    Que que adianta, se a porcaria do caminhão tá arregaçado de acessórios, se em casa falta reforma, a esposa não vai pro salão de beleza, os filhos estão com roupas rasgadas, o carro tá caindo aos pedaços, os pais estão passando dificuldade…??????
    Manda tua mulher pro salão de beleza rapá ! manda uns presentes pra ela!! se não tem esposa, guarda pro dia que tiver!! e se não pensa em mulher, pensa no teu futuro! guarda dinheiro mané!
    …o cara fica pendurando um monte de acessório no caminhão… e as roupas do cara são pior que mendigo… ah vá…

    Resposta
    • 27/05/2014 em 17:45
      Permalink

      Falou tudo camarada, estes insanos fazem uma asneira destas e acreditam esta abafando geral mas são na realidade são uns retardados.

      Resposta
    • 01/06/2014 em 09:18
      Permalink

      Caramba mermão chamar as cumpanheiras dos kras de bruxas é dolorido (Manda tua mulher pro salão de beleza rapá)

      Resposta
  • 26/05/2014 em 12:53
    Permalink

    Veja que o estudo não foi feito sobre a trasferência de peso eixo dianteiro,Calculo estrutural e movimento da carga no veículo tb nada fala. Sendo assim foi feito apenas uma amostragem de trafegabilidade, velocidade e entrada em curvas. Deixa muito a desejar o programa de computador usado. Sendo que fabricantes são contrários a tal remanejo da altura. Que venham então melhores estudos.. Mais ainda empresas por motivo da altura das docas já existentes, impedem muitas vzs o carregamento deste tipo de caminhão.

    Resposta
  • 26/05/2014 em 12:35
    Permalink

    Jhonatan procure saber mais antes de falar besteira meu velho.
    Quando com molas o caminhão ganha mais estabilidade.

    Resposta
    • 27/05/2014 em 17:26
      Permalink

      Camarada, o que vc. acabou de escrever ai vai contra a lei da física que diz, quanto mais alto for o centro de gravidade, maior será o risco de tombamento e portanto se colocar mais molas (ou calço) para levantar, isto fatalmente levará o veículo a ter mas chance de capotar ou ao contrário, se vc. rebaixar a suspensão, mais baixo será o centro de gravidade e por consequência, maior estabilidade e por isto os carros de corridas são colados ao chão.

      Resposta
  • 26/05/2014 em 11:20
    Permalink

    Pra mim não passa de um babaca quem faz esse tipo de coisa, não sei o que tem na cabeça que não aprendeu que caminhão não é carro.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!