Reativação do Moderfrota é pleito do setor, diz Anfavea

Case_puma_185




O vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e executivo da Case IH, Milton Rego, afirmou, nesta segunda-feira (19), que, em uma avaliação inicial, a reativação do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos (Modefrota) e a inclusão de recursos para o financiamento dessas máquinas no Plano Agrícola e Pecuário 2014/15 “é exatamente o pleito do setor” feito ao governo federal.

Segundo Rego, o fato de os recursos para o Moderfrota coincidirem com o ano-safra e não com o ano civil, como ocorre com o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), acaba com as incertezas do produtor rural. “O Moderfrota com o mesmo calendário da safra encerra a angústia que todo ano o produtor rural tem, já que o PSI é renovado sempre ao fim de cada ano civil, justamente durante a colheita da produção”, disse Rego. “O anúncio ainda garante que haverá recursos para o setor durante toda a safra, já que há uma incerteza com o que vai acontecer justamente com o PSI no primeiro semestre de 2015”, completou o executivo.

No anúncio feito ontem, o Moderfrota, criado ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, voltará a financiar tratores e máquinas agrícolas novas, com juros em 4,5% ao ano e deve atender 90% dos produtores rurais do País. Aos grandes produtores, a alternativa ainda é o PSI, com juros entre 4,5% e 6% ao ano, criado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como forma de injetar liquidez no mercado durante a crise de 2008 e 2009.

LEIA MAIS  Case IH leva colhedora de cana John Pearce Signature à Agrishow

Segundo a presidente Dilma Rousseff, serão destinados R$ 9 bilhões ao financiamento de máquinas e implementos em 2014/15, o que é um volume suficiente para o setor, segundo o vice-presidente da Anfavea. “Em época que não tem tantas notícias boas, isso dá um alento aos produtores rurais”, concluiu Rego.

LEIA MAIS  Case IH leva colhedora de cana John Pearce Signature à Agrishow

Fonte: Agência Estado




Deixe sua opinião sobre o assunto!