Caminhões sem motorista começam a rodar na Holanda em 5 anos

XF-6x2-FAR-LR




Em breve, caminhões sem motorista podem se tornar algo comum nas estradas da Holanda. Em anúncio recente, o governo do país divulgou sua intenção de liberar este tipo de veículo dentro de cinco anos.

De acordo com o plano, já no ano que vem as restrições legais para este tipo de situação devem começar a cair. A iniciativa será liderada por Melanie Schultz van Haegen, ministra de infraestrutura da Holanda.

“Carros autônomos darão uma contribuição positiva ao fluxo de tráfego e à segurança na nossa movimentada rede de estradas”, afirmou ela em nota divulgada por site oficial.

LEIA MAIS  Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu mais de 110 mil caminhões no primeiro trimestre do ano

A escolha de caminhões para inaugurarem a novidade não é gratuita. Por rodarem em estradas, eles percorrem áreas com menos obstáculos e tráfego mais previsível – o que justifica a opção. Tudo isso sem falar na jornada exaustiva a que são submetidos os caminhoneiros.

Liberação

Porém, a liberação de caminhões sem motorista não vai acontecer de uma vez. Antes, serão realizadas simulações com computadores e testes em estradas fechadas.

A ideia é avaliar se a novidade vai dar mesmo certo. Caso funcione na prática, a nova tecnologia será aproveitada para o abastecimento do porto de Rotterdam, um dos maiores da Europa.

LEIA MAIS  Carreta com 27 toneladas de carne tomba e carga é saqueada por 2 mil pessoas

“Nos próximos 20 anos, avanços nesse campo vão transformar a relação entre motorista e veículo mais do que qualquer outra coisa conseguiu nos últimos 100 anos”, afirmou Schultz.

A Holanda é o primeiro país a anunciar uma medida deste porte – mas iniciativas envolvendo veículos autônomos já vem sendo testadas no Japão e nos EUA . Dentre elas, a mais famosa é o carro do Google.

Fonte: Exame




9 comentários em “Caminhões sem motorista começam a rodar na Holanda em 5 anos

  • 29/06/2014 em 17:14
    Permalink

    e isso ai os grande sempre querendo acabar com o trabalhador nao dao risada as plantaçoes empregava muintos trabalhadores hoje maquina planta e colhe

    Resposta
  • 29/06/2014 em 11:19
    Permalink

    Noticias: Engavetamento monstro na Holanda. Caminhão sem motorista mata centenas.. rsrsrsrs Bobagem, não vai dar certo. Não levaram em conta os que são conduzidos por motoristas.

    Resposta
  • 29/06/2014 em 09:50
    Permalink

    A tecnologia vai acabar com o homem, mas ele nao viver sem ela…!

    Resposta
  • 27/06/2014 em 10:36
    Permalink

    Acho que a tecnologia nunca vai conseguir substituir o ser humano neste tipo de trabalho, pois o nosso transito é muito complicado…

    Resposta
  • 26/06/2014 em 22:19
    Permalink

    Isso é piada e das braba. Tá mais é pra filme do Spielberg! Estão inventando todo tipo de coisas para não ter que pagar por um motorista? Me respondam uma coisa: vai ser mais barato manter uma estrutura para que isso funcione? Continuo afirmando; é piada!

    Resposta
  • 26/06/2014 em 15:33
    Permalink

    Gostaria de ver um bruto desses rodando na trans-amazonica naquele lamaceiro infernal onde a tecnologia que predomina é o homem, a lama e á maquina, é esperar pra ver.

    Resposta
  • 26/06/2014 em 09:01
    Permalink

    No Brasil ja existem muitos caminhões rodando sem motorista..kkkk Acho q tb vou para enxada.

    Resposta
  • 25/06/2014 em 20:18
    Permalink

    So não deixa a Ana Maria Braga fazer o teste no caminhão… Se ate hoje não conseguiram fazer um automóvel rodar sem piloto imagina um bruto desse tamanho..

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!