CaminhõesCuriosidadesMontadorasMotoresTecnologia

Scania Chimera ruge para o futuro

Scania Chimera by Svempa's (7)

O Chimera é o último Show Truck criado pelo famoso sueco Svempa Bergendahl. Um verdadeiro captador de olhares, o caminhão está cheio de potência, graças a um motor Scania V8, que foi modificado para fornecer de 1.460 cv a 2.190 cavalos, que lhe permite acelerar de 0-100 km/h em 4,6 segundos.

O veículo é o quarto Show Truck criado por Svempa e, como seus antecessores, é esperado que vá gerar uma legião de fãs em todo o mundo. O caminhão faz sua estréia no Interlaken Trucker & Country Festival, na Suíça, entre 27 e 29 de junho.

Preparado para o futuro

Scania Chimera by Svempa's (5)O Designer Jan Richter, que ajudou a criar o projeto diz: “O Chimera preenche uma lacuna em nossa coleção, ou seja, um caminhão com uma perspectiva claramente futurista. Com o seu motor lindamente exposto e projeto de engenharia que leva o estilo ao extremo, também possui a tecnologia de ponta, utilizando materiais de alta qualidade na construção, além de ser preparado para o futuro com tecnologia híbrida.

A equipe da Svempa começou a desenhar o caminhão cerca de cinco anos atrás. Ele sofreu inúmeras alterações de design antes do produto acabado estar pronto e recebeu alguns bons ajustes adicionais do motor.

RECOMENDADO  Um Scania único - conheça esse Longline construído na década de 1950

“Anteriormente, nós desenhávamos uma aparência um pouco retro, mas finalmente decidimos por um caminhão que é contemporâneo em todos os aspectos”, diz Richter. “Ele também tem uma expressão de velocidade e atitude. No entanto, continuamos a modificar com cuidado a linguagem de design com assinatura da Scania, embora tenhamos dado alguns poucos passos mais adiante.”

Um deleite para os fãs

Scania Chimera by Svempa's (2)Richter tem grandes esperanças que o caminhão irá agradar aos fãs, tanto quanto os outros Show Trucks anteriores, embora ele suspeita que o projeto pode levar algum tempo para ser aceito pelo público. “Nossos fãs esperam algo fora do comum e eu posso dizer com orgulho que é precisamente o que estamos oferecendo”, diz ele.

O veículo é nomeado Chimera (Quimera, em português), que segundo a mitologia era um monstro híbrido de leão, dragão e cabra além de cauda de cobra, que cospe fogo. Ele também se associa com o “Scania Griffin”.

O Chimera em turnê

Scania Chimera by Svempa's (4)Após a aparição do Chimera em Interlaken, ele será exibido no Festival Truckstar em Assen, na Holanda, entre 26 e 27 julho e, em seguida, no show Elmia Lastbil em Jönköping, Suécia de 20 a 23 de agosto. Na Noruega, o Chimera aparecerá de 04 a 09 de setembro, no TRANPORTmessa, em Gardemoen e, de 12 a 14 setembro, estará em Dyrsku’n, Seljord. Ele também vai estar em exibição em Le Mans, no “24 Heures Camions”, de 11 a 12 de outubro. Podem ser adicionadas mais datas.

RECOMENDADO  BeamNG.Drive permite destruir caminhões com física impecável

Especificações do Scania ChimeraScania Chimera by Svempa's (6)

  • Motor: Scania V8 16,4 L.
  • Potência variável entre 1.460 cavalos e no máximo 2.190 cavalos
  • Sistema de coletor de escapamento em aço inoxidável com 6 turbos Holset
  • Transmissão Allison modificada de 6 velocidades.
  • Carroceria criada pela Laxa Veículos Especiais usando partes modificadas das cabines P e R da Scania.
  • Peso: 4.780 quilos, com gaiola de proteção de aço inoxidável tubular.
  • Chassis com suspensão independente A-link na frente, e amortecedores Dual Shock atrás.

Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Scania Chimera ruge para o futuro

  • Só falta colocar 3º eixo e engatar num 9 eixos (coisas de Brasil)…

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading