Ford ameaça processar Ram nos EUA

Ford F-450 vs RAM 3500 (2)




As marcas Ford e Ram estão literalmente protagonizando uma briga de pesos-pesados nos tribunais. Tudo por causa de publicidade. Enquanto a Ford afirma que sua picape grande F-450 consegue rebocar até 14,1 toneladas (frente a 13,6 toneladas da Ram 3500), a Ram também alega que seu modelo é a campeã em capacidade de carga rebocada.

Esta medida pode fazer com que a Ford entre na justiça caso sua rival não retire esta informação da campanha publicitária.

Entretanto, a situação não é tão simples assim. Primeiramente, as duas fabricantes usam normas distintas para chegarem a seus números – a Ram segue uma norma chamada SAE J2807, ao passo que a Ford utiliza um sistema próprio.

Isso deve mudar com a chegada da nova geração da F-Series, já que a empresa de Michigan também seguirá os padrões da SAE.

LEIA MAIS  Transmissões automatizadas ZF são destaques nos novos caminhões Ford

O segundo (e possivelmente principal) problema é que F-450 e Ram 3500 sequer pertencem à mesma categoria. As normas do Departamento de Transportes dos Estados Unidos estabelecem que qualquer veículo com peso bruto superior a 6,3 toneladas deve ser enquadrado na Classe 4 – a F-450 é classificada pela Ford na Classe 3.

A marca alega que o peso da picape está no limite desta classe, embora, segundo informações da agência Automotive News, a Ford tenha retirado o estepe, macaco e até o console central para não ultrapassar o limite de peso.

Até o momento nenhuma das empresas manifestou intenção de recuar. “A F-450 2015 é uma picape de Classe 3 com tração traseira dupla”, disse a marca em comunicado oficial enviado ao site Autoblog.

LEIA MAIS  Transmissões automatizadas ZF são destaques nos novos caminhões Ford

Ford F-450 vs RAM 3500 (1)Já a Ram afirmou que “ao contrário de nossos concorrentes, a Ram 3500 detém o título (de picape com maior capacidade de reboque) e obedece o limite de peso estabelecido pela norma SAE J2807. Pelo visto esta briga ainda terá novos rounds.

Fonte: Quatro Rodas Texto de Vitor Matsubara




Um comentário em “Ford ameaça processar Ram nos EUA

  • 31/07/2014 em 00:58
    Permalink

    Se a Ford teve de suprimir equipamentos essenciais como estepe e macaco, além de fazer uma gambiarra no acabamento interno, para que se chegasse no limite do peso da classe imediatamente inferior, dá a entender que quer ganhar no grito.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!