Lei do descanso reduz 5% dos acidentes entre caminhoneiros

Lei do Descanso




Em vigor desde setembro de 2012, a lei do descanso para motoristas de transporte de carga pesada e de passageiros fez com que os acidentes de trânsito diminuíssem em 5% no Piauí. Mas, mesmo assim, alguns motoristas se arriscam e descumprem a decisão para cumprir a viagem antes do tempo pré-determinado para a jornada.

A lei determina que dentro de 24h, os motoristas tenham 11h de repouso, mais 30 minutos de descanso a cada quatro horas de viagem. O descumprimento da lei gera a apreensão do veículo com pagamento de multa no valor de R$127,69 mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. O procurador do Ministério Público do Trabalho, Edno Moura, comentou que mesmo com o benefício, muitos trabalhadores tentam descumprir a lei para chegar mais rápido ao destino final.

“Há uma resistência muito grande dos caminhoneiros, sobretudo os transportadores autônomos, em cumprir. Em razão dessa resistência, eles têm tentando de diversas formas alterar essa legislação no Congresso. Os trabalhadores autônomos, diferentemente dos empregados, podem trafegar por um período maior de até 12 horas. Mas ainda assim, eles acham esse tempo curto”, explicou.

LEIA MAIS  Caminhoneiros miram agronegócio após recuo da Petrobras no diesel

Para o motorista José Pereira, a norma permitiu que os caminhoneiros trabalhassem com mais paciência e tranquilidade, com a consequente diminuição dos acidentes de trânsito. Já o motorista Luciano Arruda disse que a lei permitiu a melhor programação da viagem. “Nós programamos a viagem, desde a hora da partida com quatro horas de jornada, meia hora de descanso, encerrando às 22h”, descreveu.

LEIA MAIS  Novo portal de serviços do Denatran reúne informações para facilitar a vida do cidadão

Somente em 2013, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 979 acidentes de trânsito, sendo que 80% desse total envolviam caminhões. Para o agente Isaias Segundo, os motoristas querem passar o maior tempo possível na rodovia, sem fazer nenhuma parada para chegar mais rápido possível ao seu destino. “Por isso, acaba acarretando vários acidentes”, acrescentou.

Fonte: TV Clube




Um comentário em “Lei do descanso reduz 5% dos acidentes entre caminhoneiros

  • 29/07/2014 em 17:19
    Permalink

    esta lei até pode ser boa pra alguns setor.pois penso que eu como autonomo.muitas vezes se fica parado esperando carga.qdo se consegue ja estamos descansado o suficiente assim penso que em 48 horas poderia ter um tempo mais prolongado na direçao.o bom seria que cada motorista foce responsavel e saber a hora de parar pro descanso.saber que o sono é uma arma perigosa demais pra correr este risto.nao vale a pena.tou a 7 anos na estrada e nunca fiz ou farei colocar minha vida e de outros em risco.tem que ter um tempo mais prolongado.o que deveria ser feito e na hora do contrato da carga sair na nota fiscar o tempo certo da hora do embarque até a hora da chegada.se o motorista chegar antes e a empreza receber.ela que deveria levar a multa.ja que é elas que colocam muitas vezes nos na pressao.eles inventam as leis sem ter esperiencia na estrada.pergunto sera que foi feito uma pesquisa com algum camioneiro.resolveram nosso problema de estacionar o caminhao pro descanso.respeitam a lei se é que tem pro tempo de descarregamento.alguem pensa em melhorar a vida dos motorista.que direito tem o motorista.sei tem muitos.ser humilhado desrrespeitado é uma classe desunida mas só pode estamos na lei da sobrevivencia .temos o direito de pagar tudo que eles inventam.tem muita coisas pra ser comentado nao vale a pena perder meu tempo aqui ja que nao da em nada memo.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!