Massey Ferguson e Nexsteppe anunciam parceria

Enfardadeira - Massey Ferguson




A Massey Ferguson, líder no mercado brasileiro de tratores há 50 anos, em parceria com a Nexsteppe, empresa dedicada ao melhoramento genético pioneiro de sementes de sorgo e técnicas analíticas de cultivo, anuncia resultados dos primeiros testes de enfardamento de sorgo Palo Alto realizados no Brasil.

Durante o teste foi utilizado o híbrido Palo Alto 009, da Nexsteppe. A colheita e o enfardamento foram realizados em três etapas: corte do sorgo biomassa no colo da planta (5 cm acima do nível do solo) com segadora de cinco discos de duas lâminas cada, usando um trator de 105 CV. Em seguida, para diminuir os custos do enfardamento, a palha do sorgo biomassa foi agrupada em espaços menores para otimizar a ação da enfardadora, processo conhecido como enleiramento. A terceira e última etapa, o enfardamento, contou com a parceria estratégica das máquinas Massey Ferguson. A enfardadora retangular MF 2170 (fardos gigantes) compactou o material em fardos com dimensões de 2,4 x 1,4 x 0,90 metros amarrados por seis fios. Também foram produzidos fardos redondos com o equipamento MF 1745 (fardos cilíndricos).

Os principais benefícios verificados foram: a possibilidade de enfardar o sorgo biomassa utilizando mesmas máquinas empregadas no enfardamento e estocagem da palha de cana-de-açúcar, redução da umidade do sorgo para 19%, em comparação aos 40% do corte realizado com forrageira; redução de custos de transporte, devido à compactação da biomassa em fardos; e a potencial ampliação do tempo de armazenamento do Palo Alto.

“O processo foi pioneiro, pois, até então, não havia nenhuma outra companhia trabalhando com a Nexsteppe e com esse tipo de cultura”, diz Douglas Vincensi, gerente de marketing do produto colheitadeira/fenação da AGCO América do Sul, detentora da marca Massey Ferguson.

Fonte: Massey Ferguson