No Dia do Caminhoneiro, MAN Latin America orienta para aumentar a segurança na estrada

Man Latin America - Constellation




Manutenção em dia faz a diferença em vários aspectos, especialmente quando o assunto é segurança nas estradas. Seguir as recomendações do manual do veículo é primordial para garantir que o caminhão esteja sempre em plenas condições de operação. Os veículos Volkswagen e MAN, por exemplo, já indicam no próprio painel de instrumentos o período restante para a próxima revisão preventiva e a presença de ocorrências que exigem verificação.

Alguns cuidados muito simples também podem ajudar o caminhoneiro a evitar contratempos e riscos. O pneu está entre os itens que mais demandam atenção. “Estar com o pneu correto para sua aplicação, em bom estado e calibrado, é essencial”, alerta Jorge Carrer, gerente executivo de Assistência Técnica e Serviços da MAN Latin America, líder há onze anos consecutivos na venda de caminhões no país com as marcas Volkswagen e MAN.

Outro ponto importante é sempre realizar manutenções preventivas no sistema de direção e suspensão. Devem ser observados o alinhamento de direção e o balanceamento, adicionalmente a fazer o rodízio dos pneus. Isso previne desgastes irregulares, bem como prolonga a vida útil. Além desse componente, suspensão revisada e velocidade adequada para cada tipo e condição de pavimento auxiliam na operação segura do caminhão.

LEIA MAIS  Quase 72 toneladas de excesso de peso são flagradas em três veículos de carga na BR 101 na BA

Também significativo para quem trafega pelas ruas e estradas, a manutenção dos sistemas de iluminação do veículo pode ser feita pelo próprio motorista diariamente. O não acendimento de alguma luz, seja no veículo ou em seu implemento, pode acarretar multa e até apreensão do caminhão. “Um detalhe importante é que se deve utilizar sempre lâmpadas da mesma potência que as originais para não sobrecarregar o sistema elétrico do caminhão”, orienta o executivo da MAN.

Não se pode falar em segurança sem abordar o freio. Com esse componente, o alerta deve ser constante. Ao sinal de qualquer tipo de ruído anormal ou alguma irregularidade durante a frenagem, é recomendada a parada imediata do veículo para realização de manutenção. “Motoristas de caminhões que rodem em trânsito intenso ou em pavimento de má qualidade devem ficar especialmente atentos à necessidade de manutenções preventivas”, recomenda Carrer.

LEIA MAIS  Caminhões e ônibus da Volvo são equipados com pneus Bridgestone

Em todos os casos, seguir a recomendação do fabricante e realizar as revisões periódicas é fundamental. “O plano de manutenção para cada modelo de caminhão foi elaborado seguindo as orientações e testes realizados pela Engenharia da montadora durante o desenvolvimento do produto”, explica.

Proteção nas estradas

Este ano, para marcar o Dia de São Cristóvão, protetor dos caminhoneiros, a MAN Latin America criou um vídeo especial, com imagens de profissionais rodando pelas estradas a bordo de caminhões das marcas Volkswagen e MAN. Ao fundo, a “Oração do Caminhoneiro”, criada para apoiar o profissional em seu pedido de proteção.

Fonte: MAN Latin America




Deixe sua opinião sobre o assunto!