CaminhõesMontadorasNovidadesTecnologia

Renault Trucks testa caminhão 100% elétrico em Paris

Renault Truck D elétrico (2)

Como parte de sua pesquisa sobre o transporte de mercadorias com base no desenvolvimento sustentável, a Renault Trucks e empresa Guerlain estão testando um veículo 100% elétrico operado pela empresa Speed Distribution Logistique. Este veículo médio estará entregando suprimentos para as lojas Maison de Parfums & Cosmétiques em Paris ao longo dos próximos dois anos. Ele não gera emissões poluentes ou poluição sonora e será testado regularmente, sendo exigido em rodadas de entregas de mais de 200 km.

Comprometida por muitos anos aos princípios do desenvolvimento sustentável, a Guerlain e a transportadora Speed Distribution Logistique uniram forças com a Renault Trucks para testar um veículo experimental totalmente elétrico em condições reais de operação: um Renault Trucks D com motor 100% elétrico.

Este caminhão estará realizando entregas diárias às lojas Guerlain em Paris a partir de seu centro de distribuição, que abrange mais de 200 km. Para operar em uma rota tão longa, a primeira para um veículo com motor 100% elétrico, o caminhão Renault D elétrico vai recarregar suas baterias várias vezes durante cada ciclo de operação de 24 horas. Sua rota foi planejada para que ele possa realizar duas recargas parciais durante o dia e uma recarga total durante a noite.

RECOMENDADO  Renault Trucks E-Tech T será o primeiro caminhão elétrico nas estradas virtuais do Euro Truck Simulator 2

Renault Truck D elétrico (1)“Os testes iniciais que já foram realizados utilizando esta tecnologia em condições reais de operação com os nossos clientes têm sido muito satisfatórios”, explica Christophe Vacquier, gerente de projeto da Renault Trucks. “Estamos indo agora ainda mais longe com Guerlain e Speed Distribution Logistique, usando o veículo em 200 km rodados diariamente que nos dá confiança no futuro desta tecnologia.”

O teste está programado para ser executado até o final de 2015. Após isso, uma avaliação completa será feita, para investigar a fundo a direção que os investimentos em tecnologias sustentáveis deva tomar.

Para Alexandre Oulès, diretor de operações e Philippe Bernard, gerente de logística da Guerlain, trabalhando em conjunto, este programa único foi uma escolha óbvia. Na Guerlain, a estratégia de desenvolvimento sustentável está em curso a mais de sete anos, com foco em seis grandes desafios que incluem reduzir o nível de emissões de CO2 geradas pelo transporte de mercadorias. Foi também uma oportunidade de trabalhar com a Renault Trucks e a Speed Distribution Logistique em um projeto inovador, baseado em um compromisso conjunto para proteger o meio ambiente.

RECOMENDADO  Renault Trucks E-Tech T será o primeiro caminhão elétrico nas estradas virtuais do Euro Truck Simulator 2

Marc Bachini, fundador da Speed Distribution Logistique explica por que sua empresa tornou-se envolvida neste projeto: “Com base em minhas próprias convicções, defini um modelo econômico que respeite as pessoas e seu ambiente. Depois de ter investido em veículos de entrega Renault Maxity totalmente elétricos em 2013, esta abordagem civicamente-responsável naturalmente levou-me a prosseguir por este caminho e incorporar um veículo experimental totalmente elétrico a ser utilizado para as entregas. Isso me permitiu oferecer à Guerlain, uma empresa com foco no desenvolvimento sustentável, um ciclo de entrega totalmente livre de emissões.”

Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading