Ford Ranger no Rally dos Sertões 2014

A Ford Ranger é a novidade do Rally dos Sertões 2014, a maior competição off-road do Brasil, que dá a largada no próximo dia 23 em Goiânia e vai percorrer 2.679 km durante sete dias. A equipe X Rally Team, veterana na competição e dona de dois títulos na categoria de protótipos, escolheu a picape da Ford para disputar a prova pela 15ª vez e brigar pela vitória no geral, estreando na categoria T1 FIA, a mais rápida entre os carros.

A equipe vai usar duas Ford Ranger 4×4 preparadas pela Neil Woolridge Motorsports, da África do Sul, em conjunto com a Ford dos Estados Unidos e especialistas europeus em chassis para o Rally Dakar.

Nos últimos anos o X Rally Team disputou o Sertões na categoria Protótipos T1, para carros construídos e preparados no Brasil, onde conquistaram dois títulos e três vices. As duas duplas de piloto e navegador do time – Cristian Baumgart/Beco Andreotti e Marcos Baumgart/Kleber Cincea – estão entre as mais entrosadas do rali brasileiro.

Os pilotos já realizaram duas sessões de testes com o carro na África do Sul e as primeiras impressões foram animadoras. “O veículo é completamente diferente dos que dirigimos até agora. Claro que se trata de outra categoria e onde estávamos também contávamos com um bom carro, mas agora a conversa é completamente diferente”, diz Cristian.

LEIA MAIS  Kia Motors Uruguai comemora 25.000 unidades fabricadas do Bongo

“É tudo diferente: potência, dirigibilidade, estabilidade, controle, respostas. O carro é muito veloz e fácil de pilotar. Nossos primeiros treinos foram excelentes e não tivemos nenhum tipo de problema. Agora estamos na fase final de preparação com treinos no Brasil”, completa Marcos.

O carro mais rápido e mais eficiente em termos de leitura de terreno muda também a perspectiva por parte dos navegadores. “O time da navegação muda completamente, porque o carro é mais rápido, portanto o navegador tem de estar alinhado”, destaca Beco Andreotti.

“A graduação dos obstáculos também fica um pouco menos severa. Como o carro copia e aceita mais as imperfeições do piso, não precisamos ‘cantar’ todas as referências. Resumindo, fica tudo mais rápido com menos referências”, opina Kleber Cincea.

LEIA MAIS  Transmissões automatizadas ZF são destaques nos novos caminhões Ford

O Rally dos Sertões 2014 terá as seguintes etapas:

23/08 – Prólogo – Goiânia (GO)
24/08 – 1ª etapa – Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
25/08 – 2ª etapa – Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
26/08 – 3ª etapa – Catalão (GO)/Paracatu (MG)
27/08 – 4ª etapa – Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)

Fonte: Ford




Deixe sua opinião sobre o assunto!