Prêmio “Melhor Ar” homenageou transportadoras

por Blog do Caminhoneiro

Foi realizada, no último dia 21, a entrega do Prêmio Melhor Ar 2014pela Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (Fetcemg). Na quinta edição do prêmio foram vencedoras na categoria maior número de testes as empresas: Transexcedente LTDA, representando as empresas com mais de 20 caminhões, Usifast Logistica Industrial S/A, pelas empresas da capital e região metropolitana e as Sabá Transportes LTDA e José Herculano da Cruz e Filhos S/A representando o interior de Minas Gerais.A transportadora D’ Granel Transportes e Comércio LTDA conquistou a categoria mérito ambiental.

O “Melhor Ar” é um reconhecimento pelo bom desempenho da frota das empresas nas aferições de poluentes pelo Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir. Criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com vinte federações de transportes nos estados, entre elas a Fetcemg,o Programa incentiva a manutenção regular dos veículos e a menor emissão de poluentes, por meio da concessão de selo de aprovação aos veículos que estão dentro dos padrões ambientais exigidos.

A premiação na categoria maior número de testes homenageia as empresas com a maior quantidade de aferições do Despoluir realizadas, sendo sempre uma transportadora da região metropolitana de Belo Horizonte e outra do interior de Estado de Minas Gerais. A categoria mérito ambiental é inédita e avalia o comprometimento das empresas com o Programa, sendo considerados para a premiação o atendimento aos técnicos do Despoluir, o cumprimento das instruções passadas para a realização das aferições e a revalidação dos selos dos veículos.

Para a coordenadora do Despoluir, Marta Morais, o Programa traz benefícios diretos para o meio ambiente e para qualidade de vida da população e o prêmio é uma ferramenta motivadora para os empresários. “Por meio do prêmio, os diretores das transportadoras se sentem motivados a aferir sua frota e a se tornarem parceiros do meio ambiente, contribuindo com o desenvolvimento da gestão sustentável em suas empresas”, conta Marta.

Participaram da competição as empresas de transporte de cargas que tiverem realizado no mínimo duas aferições pelo Despoluir nos veículos da frota no período de 1º de maio de 2013 a 30 de abril de 2014. Para se inscreverem no prêmio, as empresas que possuem mais de 20 caminhões precisavam ter frota aferida com no mínimo 80% de aprovação; ou 80% da frota aferida com 100% de aprovação. Para as empresas com até 20 caminhões foi exigido 100% da frota aferida, com o mínimo de 80% de aprovação.Além disso, para se candidatarem, as empresas tiveram que comprovar a revalidação dos selos dos veículos sem atrasos superiores a dois meses de seu vencimento.

Realizada pela Fetcemg no Expominas, em Belo Horizonte, a cerimônia de entrega do prêmio foi um dos eventos do 16º Encontro Mineiro dos Transportadores Rodoviários de Cargas (EMTRC) e da Feira MINASTRANSPOR 2014. Sob o tema: “Construindo Novos Caminhos com Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social”, os eventos têm trazido ciclo de palestras, debates relevantes ao assunto e exposições de produtos e tecnologias ambientalmente responsáveis.

Fonte: Divulgação

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário