Scania Driver Support

Erros rotineiros de condução como troca de marcha errada ou motor em alta rotação têm sido cada vez menores entre os motoristas da Transportes Marvel, de Chapecó (SC). Atuando na área de transporte frigorífico e de carga seca no Brasil e em mais cinco países da América do Sul, a empresa possui 95% de sua frota composta por veículos Scania e, recentemente, incorporou as vantagens da tecnologia Scania Driver Support para avaliar e corrigir falhas de condução que comprometem a eficiência da operação.

Item de série para caminhões rodoviários, semipesados e ônibus rodoviários com Scania Optcruise, o sistema 100% desenvolvido pela montadora caracteriza-se como um instrutor virtual que monitora, em tempo real, as ações do condutor e sugere as correções necessárias, informadas pelo computador de bordo instalado no painel do veículo. A ferramenta avalia o motorista em quatro situações: aclives e declives, uso do Scania Retarder, antecipação de frenagem, e uso das marchas. Ao todo são 16 mensagens capturadas por sensores instalados em pontos específicos do veículo. Além disso, ao final de cada viagem, o sistema compila as informações, que podem ser extraídas e utilizadas para gerar um histórico de desempenho do motorista e do próprio veículo.

Na Marvel, uma parceria com a casa Scania Battistella de Cordilheira Alta (SC) coloca à disposição da transportadora um especialista em Scania Driver Support que atua na coleta e estudo dos dados junto com os motoristas da empresa , assim que eles chegam no pátio. O trabalho teve início há pouco mais de 30 dias, e o chefe de oficina da Marvel, Cristiano Tibola, conta que as informações são utilizadas como critério na avaliação de desempenho dos motoristas e têm impacto na bonificação. “Também por esta razão, o interesse deles em acompanhar os dados e trabalhar nas oportunidades de melhoria aumenta. Ainda não houve tempo suficiente para mensurarmos os ganhos em números, mas já é possível perceber a melhora significativa de economia de combustível e eficiência operacional.”. É comprovado que a qualificação do condutor pode diminuir em até 10% o consumo de combustível, além de aumentar a durabilidade de peças.

LEIA MAIS  Grupo Koiné adquire 50 caminhões Scania movidos a gás na Itália

Fonte: Scania




Deixe sua opinião sobre o assunto!