Siemens e Volvo testam eHighway na Califórnia

A Siemens e a Volvo vão efetuar a demonstração de um sistema de alimentação para caminhões elétricos e híbridos por via aérea (catenária) na Califórnia. A infraestrutura do sistema eHighway será instalada ao longo de um trecho de estrada, com duas milhas de extensão (3,2km), nas proximidades dos portos norte-americanos de Los Angeles e Long Beach. O contrato foi concedido pela autoridade de gestão de qualidade do ar da costa sul da Califórnia, sob determinação de um projeto que tem como objetivo eliminar as emissões locais de poluentes, diminuir o consumo de combustíveis fósseis e baixar os custos de operação dos caminhões. Os resultados dos testes deverão estar disponíveis no verão de 2016 e deverão indicar a viabilidade do sistema para utilização comercial num futuro próximo.

LEIA MAIS  Volvo VM modelo 2020 traz novidades na cabine para mais conforto e produtividade

Os portos de Los Angeles e Long Beach estão à procura de uma solução emissões zero (‘Zero Emission I-710 Project) para um trecho da Highway 710, que possui uma elevada concentração de tráfego de caminhões. Aquela autoestrada tem uma extensão de 30 quilômetros e estabelece a ligação entre os dois portos oceânicos e os principais centros ferroviários terrestres de ‘transhipment’.

Como parte do projeto de demonstração dos sistemas eHighways, duas faixas da Alameda Street, na cidade de Carson, estão sendo eletrificadas com catenárias. Na estrada, os caminhões elétricos, equipados com sistemas híbridos e sistemas de alimentação, irão receber energia elétrica da rede. A Siemens e o Grupo Volvo, através da subsidiária Mack Trucks, estão a desenvolver o protótipo de um caminhão para este projeto.

LEIA MAIS  Volvo Iron Knight está na América do Sul

Fonte: Transportes em Revista Texto de Carlos Moura




Deixe sua opinião sobre o assunto!