Volvo e LEGO criam modelo em miniatura da carregadeira L350F

A Volvo Construction Equipment e a LEGO® Technic criaram uma miniatura com controle remoto da carregadeira L350F. O brinquedo se movimenta, ergue e carrega igual a uma máquina de verdade, e ainda pode se converter em um caminhão articulado igualmente impressionante.

O modelo de controle remoto, composto de mais de 1,6 mil peças, é o resultado de oito meses de colaboração entre as equipes da LEGO Technic e da Volvo Construction Equipment. O modelo é mais que a soma de suas partes, pois, como desafio adicional, pode ser montado também como um caminhão articulado A25F da marca Volvo.

“Queríamos cooperar com um fabricante premium de brinquedos, pois também somos um ator premium no setor de equipamentos de construção”, diz Mats Bredborg, diretor global de gestão da marca na Volvo CE. “A Volvo CE e o Grupo LEGO criam um encaixe perfeito, tanto culturalmente quanto naquilo que tentamos alcançar com nossos produtos”, destaca.

Volvo LEGO (1)




A LEGO Technic é uma submarca do Grupo LEGO, popular por seus modelos inovadores e tecnicamente avançados lançados há 37 anos. Diferente das principais linhas LEGO, os tijolinhos são complementados com uma ampla variedade de hastes e peças de conexão em plástico, incluindo engrenagens, eixos, pinos e vigas, para criar complexos elementos com mobilidade. Os modelos visam replicar, o mais precisamente possível, tanto a forma quanto a função de seus correspondentes na vida real.

Para capturar a aparência da carregadeira L350F, os projetistas da LEGO Technic estudaram as máquinas Volvo nos mínimos detalhes, inclusive visitando canteiros de obras e operando os equipamentos.

“A equipe Volvo ofereceu sugestões úteis e nos deu um entendimento de como as máquinas reais são fabricadas e operadas. Ambas as partes são perfeccionistas”, observa o gerente de projeto da LEGO Technic, Jeppe Juul Jensen.

O resultado é um modelo altamente sofisticado que ergue e carrega mesmo em terrenos difíceis. Além disso, os filtros podem ser retirados, o radiador abre para fora, os pistões se movimentam e o motor é pintado de verde, exatamente como em uma Volvo L350F de verdade.

Volvo LEGO (2)A robusta lança de carga do modelo consegue erguer mais de 1 quilo, e a caçamba é o maior elemento individual já usado pela LEGO Technic. “Estamos muito felizes com o resultado, tanto do ponto de vista funcional quanto de projeto. A LEGO Technic capturou o perfil, a expressão e a potência das máquinas de uma forma incrível, além de incluir muitas características interessantes com uma lança para cargas pesadas e uma boa altura de descarga. O Grupo LEGO também compartilha nosso valor fundamental de segurança, e estas máquinas foram minuciosamente testadas,” diz Mats Bredborg.

A carregadeira Volvo L350F LEGO Technic se destina principalmente a crianças e jovens entre as idades de 11e 16 anos, mas tem apelo para adultos também. A linha LEGO Technic já tem uma forte base de fãs adultos, com seguidores leais entre aqueles que apreciam a complexidade e a ingenuidade dos projetos. Foi exatamente este apreço que ajudou a lançar a L350F.

Fonte: Volvo