Cuidados que ajudam a garantir durabilidade do trator

por Blog do Caminhoneiro

Quem trabalha no campo com tratores precisa estar sempre atento para mantê-los em boas condições de uso. A melhor maneira para assegurar o funcionamento adequado dos equipamentos e prolongar a vida útil de seus componentes é efetuar a manutenção preventiva. “Cuidar de forma preventiva, seguindo as recomendações do manual do só traz benefícios à operação e garante a produtividade da máquina. Além disso, oferece mais segurança para os operadores, economia na hora da reparação e redução do nível de emissões de poluentes”, afirma Paulo Acosta, gerente comercial e de desenvolvimento de produtos da TVH-Dinamica, empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola. Segundo Acosta, a manutenção periódica é o método mais eficaz para obter o máximo desempenho e durabilidade dos componentes do trator. Por isso, é fundamental não só seguir as recomendações do fabricante, mas também capacitar os operadores para avaliar diariamente alguns itens do motor. “A manutenção, feita em intervalos especificados, também facilita a organização dos trabalhos já que a reparação segue uma tabela de serviços”, ressalta.

Cuidados importantes

Acosta explica que, antes de iniciar o trabalho de manutenção é preciso verificar se o motor está desligado, freio de estacionamento acionado, e caso o trator esteja em solo desnivelado, as rodas devem ser calçadas. “Os níveis de óleo devem ser inspecionados antes de fazer o motor funcionar, enquanto estiver frio. O nível do óleo nunca deve ficar abaixo do mínimo especificado”, alerta. Ao substituir o óleo do motor, é preciso cuidado para não ter contato com o óleo drenado para não correr o risco de causar queimaduras devido à elevada temperatura.

As juntas do trator também devem estar sempre bem lubrificadas. Caso tenha a necessidade de lubrificação, a recomendação é limpar os pontos de lubrificação antes de aplicar a pistola de engraxar.

O gerente lembra também que os intervalos de manutenção devem sempre considerar as condições de trabalho. Em serviços mais severos e com mudanças bruscas de clima, é aconselhável inserir intervalos menores no plano de manutenção.

Desde que o Grupo TVH adquiriu, em 2012, a Dinamica, distribuidora de peças especializada em máquinas agrícolas, novas linhas de produtos foram inseridas no portfólio, ultrapassando os 12.500 componentes. A empresa espera ampliar, ainda mais, em 2014, incorporando mais 5 mil peças, incluindo das marcas próprias Bepco e Tractorcraft.

Fonte: TVH-Dinamica

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário