Ford Racing Trucks campeã do Rally dos Sertões

Líderes de ponta a ponta da 22ª edição do Rally dos Sertões, Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales confirmaram o favoritismo e conquistaram, no último sábado (30), o título de Campeões 2014, nos Caminhões. A bordo do F4000 Território 4×4 o time cruzou a rampa de chegada, em frente á Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), com o dever cumprido. Trata-se do oito título consecutivo da equipe, de Tatuí (SP), oficial da Ford Caminhões na competição e o sétimo como campeão de Piano, sexto de Mendes e segundo de Sales.

“Este ano o título tem um sabor diferente, porque decidimos somente alguns dias antes que viríamos para prova, porque a situação está difícil . E viemos para o Sertões com uma equipe super reduzida (seis pessoas) e foi sensacional, porque foi um rali que tive tempo de me divertir e curtir mais a prova e os bastidores”, explicou Piano, que também é chefe de equipe e preparador de carros de competição e, quando vem ao Sertões, sempre tem responsabilidades maiores do que apenas pilotar. Completou 19 participações consecutivas na prova e é um dos recordistas de títulos nos Caminhões.

Invicto, o time venceu o Prólogo e mais seis etapas consecutivas, só não conseguiu acelerar na sétima e última etapa porque a Especial para a categoria Caminhões acabou não sendo disputada. O trio mantinha uma vantagem de mais de 1hora no acumulado e inevitavelmente não comemoraria mais uma vitória. Foram 17h53min10s contabilizados de Especiais contra 18h27min54s do segundo colocado.

LEIA MAIS  Transmissões automatizadas ZF são destaques nos novos caminhões Ford

Ford Racing Trucks (1)




Mesmo nesta edição a configuração da prova ter tido sete ao invés de dez etapas e aproximadamente 2.600 quilômetros de roteiro – mil a menos que edição do ano passado -, a prova não deu moleza aos competidores. O veterano time mostrou sua experiência e garra do início ao fim e superou as dificuldades do trajeto: logo na primeira etapa o Piano pilotou mais de 100 quilômetros de Especial sem freio, em outra etapa tiveram um pneu furado e mesmo na reta final do rali quando tiveram problemas de ultrapassagem com um adversário da categoria que quase lhes custou o título.

O cearense Mendes, também é veterano na modalidade, com 30 anos de off-road, completou 16 participações no Rally dos Sertões, sendo que todos os seis títulos do Sertões foram conquistados na equipe, ao ado de Piano. “Fizemos o que precisava ser feito, conquistamos mais um título para a equipe. Alguns subestimaram o tamanho do rali, devido ao percurso mais reduzido, mais foram dias difíceis, complicados e, ainda assim, conseguimos passar por todas as adversidades do percurso e vencer invictos. Estamos muito felizes com o resultado e agradeço a Deus por ter permito mais esta vitória”, ressaltou o navegador.

Sales, o mecânico e co-piloto, comemorou seu bicampeonato: “É muito bom ver que nosso trabalho e dedicação foram compensados no final. A parceria com Edu e Solon é sensacional, uma aprendizado e uma lição que vou levar por todo a vida.”

LEIA MAIS  Transmissões automatizadas ZF são destaques nos novos caminhões Ford

“Foi um Sertões prazeroso com um percurso diversificado e que gostei muito de pilotar. Acredito que um rali de sete dias, se encaixou bem à atual situação, porque talvez não seriam quase 200 competidores participando, o grid poderia ter sido menor se fossem dez dias. No mais, quero agradecer a dedicação dos meus companheiros de equipe e a Ford Caminhões, Cummins, Garrett e aos demais parceiros que acreditaram mais uma vez no potencial do nosso time”, finaliza Piano.

Entre Goiânia (largada) e Belo Horizonte (chegada) – 23 a 30 de agosto – , o Sertões 2014 passou por mais cinco cidades. Sediaram o rali pela primeira vez: Catalão (GO) e as cidades mineiras Paracatu e São Francisco. Completaram o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam a prova em outras edições.

Fonte: Território Motorsport




Deixe sua opinião sobre o assunto!