Iveco Vision: Um conceito tecnológico para o futuro da mobilidade

por Blog do Caminhoneiro

Iveco Vision (6)A Iveco segue se posicionando no centro da sua estratégia de negócio na busca por novas soluções tecnológicas de última geração, e, a interpretação e antecipação de cenários futuros. O Iveco Vision, um conceito centrado na mobilidade de baixo impacto ambiental, está incorporado a um veículo comercial que traz uma variedade de inovações. O conceito surgiu na esteira da tecnologia Dual Energy da Iveco, o chassi revelado na edição de 2012 da exposição de Hannover, reunindo tecnologias com potencial de uso no veículo comercial leve do futuro.

A inovação que caracteriza o Iveco Vision começa pelo sistema Dual Energy, que permite o uso de dois tipos diferentes de tração: uma exclusivamente elétrica, que garante emissão zero e baixos níveis de ruído; e outra híbrida (termoelétrica), adequada para viagens longas e missões fora da cidade, reduzindo o consumo e as emissões de CO2 em até 25%.

Nessa arquitetura, uma unidade de transferência específica conecta o motor elétrico aos eixos de transmissão, permitindo ter um híbrido que também é um sistema de tração adaptativo com gerenciamento de energia em tempo real. Com base em elementos relacionados à missão, o veículo se adapta automaticamente à tração mais adequada: o modo híbrido melhora a velocidade comercial e as possibilidades de autonomia nas rotas interurbanas; o modo elétrico, por sua vez, permite mobilidade irrestrita e sem emissões em áreas metropolitanas.

Como uma inovação natural do projeto “Dual Energy”, a Iveco redesenhou o chassi, a carroceria, o interior e a interface do usuário: o resultado é o Iveco Vision, um conceito de veículo comercial ideal para missões de entrega porta a porta.

O projeto deu enfoque ao desenvolvimento de três áreas novas a serem testadas: uma nova interface adaptativa entre homem e máquina, um design caracterizado por visibilidade total e um sistema completamente automático para gerenciamento de carga. O veículo está equipado com um tablet de alta integração, que se comunica com os equipamentos eletrônicos de bordo. Amplas superfícies vitrificadas e suportes frontais transparentes garantem visibilidade externa irrestrita de dentro da cabine, enquanto a visão da câmera traseira é exibida em uma tela panorâmica na parte de cima do para-brisa. O Iveco Vision está equipado com um sistema de gerenciamento de carga que tem como base uma série de sensores que identificam os bens transportados e indicam a posição correta dos mesmos no interior do veículo, acionando dispositivos de contenção que evitam a movimentação de grandes volumes. Além de proteger bens valiosos de danos, a melhoria no espaço de armazenamento também torna a carga e a descarga mais rápidas, com um visível ganho em eficiência.

Em resumo, o Iveco Vision é um laboratório para o estudo e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e futuras formas de transporte, o que representa a evolução natural da linha de veículos comerciais leves da Iveco. Para atingir esse objetivo, a Iveco continua expandindo e aprimorando o modelo de inovação aberto e colaborativo da empresa, que visualiza a marca trabalhando em conjunto com parceiros importantes para o compartilhamento de ideias, conhecimento técnico e profissionalismo.

Além dos parceiros que trabalharam com a Iveco na construção do chassi Dual Energy (Bosch, Dainese, Brembo, Streparava, Arcelor Mittal, CRF, Denso, FPT, Sole, Trucklite, Xperion, ZF), Comftech, Essence e ST Microelectronics também contribuíram.

Fonte: Iveco

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário