Mercedes-Benz Econic recebe novo motor a gás

por Blog do Caminhoneiro

??????????????????A Mercedes-Benz introduziu um novo motor a gás natural M 936 G, que passa a estar disponível na gama de caminhões de distribuição e aplicações municipais, Econic. Este propulsor foi desenvolvido a partir do motor turbodiesel OM 936, que tem uma cilindrada de 7,7 litros. Como motor monofuel (alimentado apenas por gás), utiliza gás natural comprimido (GNV), desenvolve uma potência máxima de 302 cv e um torque de 1.200 Nm. Segundo a marca alemã, esta combinação faz com este motor sobrealimentado e com apenas um turbo tenha uma potência semelhante à sua versão diesel. Por outro lado, as emissões de dióxido de carbono são 20% inferiores aos do motor diesel Euro 6. Caso se utilize biogás, a pegada de carbono torna-se ainda mais favorável.

Em termos de construção, o motor M 936 G utiliza basicamente os principais componentes do OM 936. O bloco de cilindros e a cabeça dos cilindros são os mesmos, tendo sido adaptados para funcionarem a GNV. Por outro lado, o turbocompressor é novo, assim como o tubo de admissão, a ignição e toda a preparação da mistura, incluindo a recirculação dos gases de escape. A cilindrada permaneceu inalterada. O sistema de ignição de um motor a gás natural é semelhante ao de um motor a gasolina. O M 936 G utiliza velas de ignição, que estão alojadas no mesmo espaço que originalmente acomodava os injetores de combustível do motor diesel. A cavidade do pistão tem uma nova geometria para operação a gás.

O motor GNV oferece mais uma vantagem relativamente ao diesel, uma vez que o peso adicional foi reduzido para metade, para 500 quilos, o que representa um aumento de 400 quilos na tara em relação ao Econic NGT anterior com distância entre-eixos de 3.900 mm.

Fonte: Transportes em Revista

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário