Polícia sueca testa novo controle com bafômetro

Semana passada a Polícia Sueca iniciou testes com uma espécie de bafômetro que fica instalado numa barreira com cancela. Os primeiros testados são os caminhoneiros que são obrigados a parar o veículo e, de dentro da cabine, sopram o bafômetro. Caso esteja tudo bem a cancela abre e ele segue viagem. Caso contrário, a cancela permanece fechada e o motorista será abordado pela polícia.

Dessa forma reduz o efetivo de policiais necessários para o controle, aumenta a fluidez do tráfego e mais motoristas são controlados pelas autoridades, reduzindo os riscos para todos. Além do mais, o equipamento é transportável o que permite levar para onde for necessário.

Na próxima quarta-feira o sistema será testado na capital Estocolmo, com os motoristas de automóvel. O objetivo da Polícia Sueca e da MHF (Motorförarnas Helnykterhetsförbund) , uma entidade civil que tem como foco combater os motoristas que dirigem sob efeito de álcool, é dar sequência na meta de reduzir as mortes no trânsito no país a zero. Caso os testes sejam bem sucedidos, o sistema de controle poderá ser instalado em todos os eixos rodoviários do país.

LEIA MAIS  Radar passa a multar motorista a mais de 40 km/h em cabine automática de pedágio

Fonte: Portal Estradas




Deixe sua opinião sobre o assunto!