Volvo 7900 Electric Hybrid lançado em Hannover

Volvo_7900_Electric_Hybrid_Bus_stop_2014_02




A Volvo Bus lança oficialmente o ônibus urbano elétrico plug-in no Salão de Veículos Comerciais de Hannover. Denonominado Volvo 7900 Electric Hybrid permite uma redução no consumo de combustível e nas emissões de dióxido de carbono até 75% em comparação com um ônibus diesel convencional. O consumo total de energia é reduzido até 60%. Além disso, 70% de uma linha pode ser efetuada em modo elétrico, garantindo uma circulação silenciosa e sem emissões.

Com o Volvo 7900 Electric Hybrid, o construtor sueco introduz um novo conceito, designado ‘Opportunity Charging System ”. Sempre que o ônibus está parado no final de cada linha, esse tempo pode ser aproveitado para carregar a bateria do ônibus, uma operação que demora cerca de seis minutos. O carregamento da bateria é realizado através de um sistema de ponto de carga elevado que dispõe de um pantógrafo que desce até tocar no ônibus. A carga da bateria tem início automaticamente sempre que o ônibus se imobiliza na posição correta na estação de carga. Todas as partes móveis do sistema de carga estão localizadas no poste, enquanto os contatos no ônibus são fixos.

A Volvo disse que o “Opportunity Charging Sistem” se baseia numa arquitetura aberta, o que significa que o operador tem liberdade para escolher o fornecedor de equipamento elétrico.

LEIA MAIS  Volvo Iron Knight está na América do Sul

O Volvo 7900 Electric Hybrid possui um comprimento de 12,1 metros, uma largura de 2,55 metros e uma altura de 3,28 metros. O peso bruto é de 19 toneladas. O motor diesel possui quatro cilindros em linha e uma capacidade de 5,1 litros, desenvolvendo uma potência de 240 cv e um torque de 1.585 Nm entre as 1.200 e as 1.600 rpm. O motor elétrico, por sua vez, oferece uma potência máxima de 150 kW (em contínuo é de 70 kW). A baterias de íons de lítio têm uma capacidade de 19 kWh e uma voltagem de 600 V.

LEIA MAIS  Volvo FH fica até 10% mais econômico com nova tecnologia de Aceleração Inteligente

O Volvo 7900 Electric Hybrid irá ser introduzido, a título experimental, nas cidades de Hamburgo, Luxemburgo e Estocolmo, em 2014 e 2015. A produção em série terá início em 2016.

Fonte: Transportes em Revista




Deixe sua opinião sobre o assunto!