Brasil adotará modelo de placa do Mercosul a partir de 2016

Placa nova - Mercosul




Os países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) terão um modelo único de placas, apresentado nesta quarta-feira (8) em Buenos Aires.

Segundo o Itamaraty, a medida terá “implantação gradual” no Brasil. Assim, a partir de 1º de janeiro de 2016 a nova placa será obrigatória nos “veículos novos em seu primeiro emplacamento e sobre veículos objeto de transferência de propriedade ou de local de emplacamento”. Mas, de acordo com o Ministério das Cidades, veículos já emplacados não serão obrigados a trocar o mecanismo.

O objetivo, diz o Itamaraty em nota, é “facilitar a circulação e a segurança no trânsito entre os países do bloco, contribuindo, por exemplo, para uma melhor fiscalização aduaneira e migratória”.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores argentino disse que “a patente única, de uso obrigatório para os veículos dos cinco países, começará a ser implementado em breve, já que para o caso da Argentina, as combinações alfanuméricas do sistema atual de patentes se esgotarão em 2015”.

O novo modelo foi definido aos moldes das placas de países da União Europeia. De fundo branco e caracteres de cor preta, a placa terá no alto uma faixa horizontal azul, com o símbolo do Mercosul e o nome e bandeira do país membro do bloco.

A modificação dará um total superior a 450 milhões de possibilidades de combinações.

Fonte: Correio do Estado





2 comentários em “Brasil adotará modelo de placa do Mercosul a partir de 2016

  • 10/10/2014 em 01:11
    Permalink

    esse modelo de placas serão aplicadas também aos automóveis de passeio?

    Resposta
    • 10/10/2014 em 13:26
      Permalink

      Sim. A modificação será bem gradual e vai demorar bastante, mas em algum tempo todo carro do Mercosul terá essa placa.

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!