Effa passa por readaptação no mercado brasileiro

por Blog do Caminhoneiro

effa jmc n900Pioneiro na comercialização de modelos chineses no mercado brasileiro, o Grupo Effa passa por fase de readaptação. Após perder a Lifan, que agora controla sua própria marca por aqui, o Grupo mantém operação ainda pequena, com representação das marcas JBC e JMC, que atuam no segmento de comerciais leves.

Neste ano, segundo a Fenabrave, foram vendidos em torno de 200 modelos das marcas do Grupo. Volume baixo mas adequado ao tamanho da rede atual, de acordo com o COO e CFO da empresa, Bruno Ferreira: “Mudamos o conceito de concessionárias. Temos menos pontos de vendas, mas todos sustentáveis, com resultados positivos”, afirmou em entrevista por e-mail à Agência AutoData.

De acordo com o executivo o quadro atual é de apenas oito revendas e “outras serão agregadas conforme a necessidade”.

Embora possua cota para importar até 4,8 mil veículos por ano isentos de IPI majorado em trinta pontos porcentuais, graças à habilitação ao Inovar-Auto, a Effa abastece sua rede majoritariamente com produtos vindos de sua fábrica na Zona Franca de Manaus, cuja produção começou para valer em 2013. Com capacidade para até 30 mil unidades em dois turnos, a fábrica opera com pouco mais de 1% de sua força total.

“Estamos iniciando produção de novos modelos, em fase de lançamento. Neste ano devemos produzir quinhentas unidades em Manaus.”

Durante a maior parte do ano foram produzidas na unidade as picapes Effa Start Simples e Effa Start Dupla, com as respectivas cabines e sempre equipadas com motor 1 litro. Elas serão atualizadas e receberão a companhia de duas outras picapes com motor 1,3 litro, também em versões de cabine simples e dupla.

A fábrica passa por obras de modernização e atualização. Ocupa terreno de 350 mil metros quadrados na Zona Franca, com 30 mil m2 construídos. Opera em uma espécie de sistema CKD, porém com produção de parte das peças dentro das próprias instalações, segundo o executivo.

Fonte: Portal Autodata Online

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário