VÍDEO: Volvo Trucks desafia o Koenigsegg One:1

por Blog do Caminhoneiro

Volvo FH vs Koenigsegg (2)Imagine uma disputa entre um caminhão de oito toneladas e um dos carros mais rápidos do mundo. O carro é o Koenigsegg One:1, um dos carros mais potentes e rápidos do mundo, com relação peso/potência de 1:1, com 1360 cavalos e 1360 quilos. Já o caminhão é um Volvo FH 540, com oito toneladas e 540 cavalos, mas com uma grande semelhança com o super-carro: a caixa de câmbio com dupla embreagem.

A Volvo desafiou esse super-carro para mostrar o diferencial que a I-Shift Dual Clutch traz para o mundo dos pesados. Com o sistema de dupla embreagem o caminhão tem aceleração constante, sem perder velocidade nas trocas de marchas, economizando combustível e fazendo com que o ato de dirigir seja muito mais confortável.

Para o desafio foi proposto que o Volvo FH daria uma volta completa no circuito, enquanto o Koenigsegg One:1 teria que fazer duas voltas completas, para que a desvantagem fosse menor. O desafio aconteceu no circuito de corridas Knutstorp, no sul da Suécia, uma pista que é conhecida por seu terreno montanhoso e curvas exigentes.

“A caixa de câmbio I-Shift Dual Clutch tem uma dupla embreagem, que é única no mercado de veículos pesados. No entanto, a tecnologia já existe em carros esportivos. Portanto, este foi o desafio perfeito “, diz Jeff Bird, Diretor de Testes de Imprensa da Volvo Trucks.

Volvo FH vs Koenigsegg (1)Atrás do volante do Volvo FH estava o experiente piloto Tiff Needell. Sem revelar os resultados, Tiff – que nunca tinha pilotado um caminhão antes – admite que ficou impressionado com o desempenho do veículo.

“O câmbio I-Shift Dual Clutch é absolutamente incrível. É particularmente notável em subidas, o caminhão não reduz – ele simplesmente acelera sem problemas, sem que as mudanças de velocidade sejam sentidas. Quando você freia, a troca de marchas é muito suave e confortável. O caminhão definitivamente tem o coração de um carro esportivo “, diz Tiff Needell.

A nova caixa de câmbio de dupla embreagem da Volvo Trucks foi lançada na Europa em junho deste ano e está disponível em todos os mercados que vendem o Volvo FH Euro 6 D13 com motores com 460, 500 e 540 cavalos de potência.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!