Teste: Ford Cargo 2842 6X2 – Produto bem resolvido

por Blog do Caminhoneiro

Cargo 2842 6X2 (22)O modelo mais pesado da Ford em produção no Brasil, reúne características que mostram o acerto da montadora no seu cavalo-mecânico para tracionar conjuntos acima de 50 toneladas de Peso Bruto Total Combinado. Lançado em agosto do ano passado, o modelo não só ampliou a oferta de produtos estradeiros da marca como também a colocou em um novo patamar no segmento do transporte rodoviário de cargas no Brasil. Entre janeiro e outubro deste ano, foram emplacadas 440 unidades do Cargo 2842 6X2.

Equipe da Revista O Carreteiro rodou com uma unidade cedida pela fábrica, atrelada a um semirreboque caçamba Vanderleia, lastreado com 48 toneladas de PBTC, cinco abaixo do peso limitado pela Lei da Balança para o conjunto com três eixos espaçados. Ao final da experiência, ficou constatado que se trata de um veículo moderno, sem sofisticação, que valoriza o conforto e a eficiência. Um produto pronto e bem resolvido para brigar no segmento de cavalos-mecânicos destinados a tracionar conjuntos de até 53 toneladas de PBTC.

Cargo 2842O design moderno da cabine-leito, reforçado pelo teto alto e quebra-sol, grade frontal ampla e conjunto de faróis com farol de neblina integrado, deram ao modelo uma aparência mais parruda. O acesso à cabine é feito por três degraus – item normal em extrapesados estradeiros e o “chinelo” (protetor de degraus antifurto) já sai instalado da fábrica. Também é item de série no Cargo 2842 6X2 os dois tanques de combustível.

O nível de acabamento no interior da cabine mostra que houve preocupação da fabricante com a qualidade e em manter os elementos bem posicionados, como a alavanca da caixa de câmbio, alavancas freio estacionário e do maneco, assim como o rádio MP3 com USB e o tacógrafo num mesmo conjunto que reúne ainda botões de controle de ventilação, temperatura e de ar-condicionado, além do teclado de outras funções. Os traços do painel de instrumento e também todos os comandos demonstram certa sintonia com as linhas externas. O modelo conta também com o espaço para guardar ferramentas, o qual tem acionamento somente pelo lado de dentro da cabine.

Ao sentar-se na posição de dirigir, o motorista tem à sua frente um painel de instrumentos simples, porém completo e que incorpora uma tela que indica a marcha, consumo de combustível, autonomia, nível do tanque de ARLA 32 e aviso de manutenção, entre outras informações importantes fornecidas pelo computador de bordo.

A coluna de direção biarticulável com acionamento pneumático é facilmente ajustada à posição desejada, do mesmo modo que o banco do motorista, o qual permite a melhor regulagem para o porte físico do condutor. Em conjunto com o volante bem dimensionado, de quatro raios e boa empunhadura, o carreteiro encontra facilidade para chegar à posição ideal para “vestir” o caminhão, ligar o motor e seguir viagem. Os vidros das janelas, travas e retrovisores têm controle elétrico e o teto solar é item normal de fábrica.

FOTOS FORD BRASIL APRESENTAÇÃO DO FORD CARGO 2842 JULHO 2013A caixa de câmbio adotada para o modelo é a ZF AS Tronic, uma unidade automatizada de última geração que incorpora um sistema inteligente com opções de operar também no modo manual. Com 12 marchas à frente duas à ré, esta transmissão dispensa o pedal de embreagem e conta com seletor inteligente para manobras, cujo sistema quando acionado por um botão suas funções controlam eletronicamente a velocidade do veículo, tanto para frente quanto para trás ou ré. O estacionamento é realizado de forma lenta com a caixa operando tanto no modo automático quanto no manual.

Outro recurso da AS Tronic está relacionado ao uso do freio motor, o qual se estiver no modo “ligado”, um seletor “S” engata a marcha para redução de velocidade e auxilia na frenagem. Se desligado, o sistema seleciona automaticamente a melhor marcha para economia de combustível. De um modo geral, a operação revela que é uma transmissão projetada para dar maior produtividade a veículo, com opção inclusive para aumentar a performance do motorista e a consequente economia de combustível.

O motor do Cargo 2842 6X2 é uma unidade de 10,3 litros e seis cilindros em linha. Fornecido pela FPT (empresa do grupo Fiat) entrega 420cv de potência operando a 2.100rpm, com torque de 1900 Nm na faixa entre 1000 e 1500 rpm. Trata-se de um engenho leve, também de última geração – assim como a caixa de câmbio – que inclui em seu conjunto mecânico partes em alumínio e titânio. O freio motor no cabeçote, com acionamento na alavanca na coluna de direção, gera 378cv de potência.

Ficha técnica completa, CLIQUE AQUI.

Fonte: Revista O Carreteiro – Edição 482 Texto de João Geraldo

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário