Hyundai Rotem lança pedra fundamental de sua primeira fábrica no Brasil‏

Hyundai Roten




Após anunciar, em 18 de novembro de 2014, a construção de uma fábrica na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo, a Hyundai Rotem lança a pedra fundamental de sua planta no dia 02 de abril. Com investimento inicial de US$40 milhões e criação de mais de 300 postos de trabalhos na região, a sul-coreana tem o objetivo de, com o apoio da Prefeitura de Araraquara, transformar a cidade em um polo tecnológico para a indústria ferroviária.

A fábrica, segunda maior planta da empresa no mundo, irá produzir diversos tipos de trens de passageiros com tecnologia de ponta. A produção da planta em Araraquara está prevista para ter início no primeiro semestre de 2016.

Para o início das atividades, serão produzidos 240 carros para a CPTM e 136 carros para o projeto do Metrô de Salvador linhas 1 e 2. A Hyundai Rotem planeja que a nova fábrica no Brasil tenha a capacidade de produção de cerca de 200 carros anualmente.

Hyundai Rotem no Brasil

Presente no Brasil desde novembro de 2003, quando firmou seu primeiro contrato para o fornecimento de seis trens (24 carros) para o projeto da linha 1 do metrô de Salvador, a Hyundai Rotem tem ampliado fortemente sua presença no setor ferroviário brasileiro com o fornecimento de mais de 650 carros ferroviários no Brasil, para quatro diferentes operadoras ferroviárias localizadas em três capitais do País.

Primeiro projeto de parceria público privada (PPP) do país e primeiro da América Latina com sistema de operação de trem autônoma (UTO), sem a utilização de operador, o projeto de São Paulo da linha 4 (amarela) é bastante representativo para Hyundai Rotem no Brasil. Foram fornecidos 14 trens (84 carros) em um sistema que, ao ser concluído, terá extensão de 12,8 km e 11 estações, que atendem mais de 700 mil passageiros por dia útil.

O fornecimento de carros ferroviários não é o único campo em que a Hyundai Rotem tem se destacado. A empresa oferece alta qualidade de trens e excelente serviço pós-venda. Desde 2010, a Hyundai Rotem realiza, sempre que necessário, serviços de pós-venda e assistência técnica para a ViaQuatro.

Como resultado, a Hyundai Rotem recebeu um pedido de fornecimento de mais 15 trens (90 carros) para fase II do projeto de São Paulo na linha 4. A empresa coreana também assinou contrato para fornecimento de 30 trens (240 carros) para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em junho de 2013 além do contrato de fornecimento de 34 trens (136 carros) para o Metrô de Salvador nas linhas 1 e 2. A carteira de clientes da Hyundai Rotem no mercado brasileiro é responsável por aproximadamente US$10 bilhões.

A Hyundai Rotem planeja ampliar sua atuação, participando de futuros projetos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e onde veículos ferroviários de passageiros forem necessários. “Estamos otimistas quanto à nossa participação em projetos futuros, sempre colocando a segurança e o conforto dos cidadãos brasileiros como prioridade máxima. Nós estamos dedicados em melhorar a indústria ferroviária brasileira e sempre fazer o nosso melhor para promover este compromisso”, declara Andre Han, Diretor Presidente da Hyundai Rotem Brasil.)

Desenvolvimento local

Além da previsão inicial de criação de cerca de 300 empregos diretos, a Hyundai Rotem, em parceria com a Prefeitura da cidade de Araraquara e o SENAI, planeja aplicar grandes esforços no desenvolvimento de mão de obra com a realização de programas de treinamento com foco em soldagem e maquinário para a indústria ferroviária. “Esta fábrica local será um importante ponto de apoio para Hyundai Rotem demonstrar ainda mais sua alta qualidade de fabricação e tecnologia de ponta na América Latina e Brasil, inclusive desenvolvendo novas tecnologias com fornecedores locais e atraindo novos investimentos para o país”, declarou Andre Han.

Fonte: Divulgação




Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!