Scania desenvolve caminhão híbrido ‘plug-in’

Södertälje,Sweden Photo: Kjell Olausson 2013




O fabricante sueco de veículos pesados Scania está desenvolvendo um caminhão híbrido ‘plug-in’ e um dos protótipos foi revelado à imprensa, durante a competição “Jovem Motorista Europeu 2015’, que foi realizada na Suécia.

Um dos veículos que está em testes no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania é um caminhão rígido de três eixos, G360, com peso bruto de 20 toneladas, que, atualmente, oferece uma autonomia em modo elétrico de até 10 quilômetros. O veículo vem equipado com um motor diesel de cinco cilindros em linha e nove litros, com 360 cv de potência, caixa de velocidades automatizada Scania Opticruise, motores elétricos e bateria de íons de lítio. A bateria pode ser recarregada através de uma ligação a um ponto de carregamento elétrico.

Na via para a eletrificação, a Scania diz que estão sendo estudadas e desenvolvidas duas opções: carregamento por via área, através de um pantógrafo que estabelece a ligação entre o veículo e uma catenária, ou carregamento da bateria por cabo ou sistema de indução.

LEIA MAIS  Marcopolo mostra tecnologia em veículos elétricos em fórum

Fonte: Transportes em Revista




Deixe sua opinião sobre o assunto!