Ônibus híbridos da Volvo são ideais para linhas de turismo urbano

onibus hibrido volvo




A eficiência dos híbridos da Volvo em linhas turismo pôde ser percebida durante a parada brasileira da Volvo Ocean Race, realizada em Itajaí, em abril. Cerca de 3.000 moradores da cidade sede do evento e de Balneário Camboriú utilizaram gratuitamente os ônibus para ir até a vila da regata.

“O conceito dos ônibus híbridos é de suma importância e perfeitamente viável, tanto economicamente quanto ambientalmente falando. A percepção que tivemos quanto à receptividade da população para com os veículos foi muito positiva, tanto é que já temos um projeto de inserir um ônibus de tecnologia híbrida no roteiro turístico da cidade”, declara Ademar Schneider, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.

Os veículos despertaram a atenção dos moradores das duas cidades, tanto pelo design quanto pelo silêncio na operação. “Percebemos que muitas das pessoas pegavam o ônibus apenas para desfrutar do passeio, e não necessariamente para ir até a Vila da Regata. Além disso, ficavam curiosas, querendo saber se havia acontecido algo com o ônibus pois, nas paradas, o motor a diesel desliga e o veículo não emite ruído algum”, conta Márcio Grassi, coordenador da operação dos ônibus em Balneário Camboriú.

LEIA MAIS  Marcopolo mostra tecnologia em veículos elétricos em fórum

Para operar os ônibus híbridos e tirar o máximo de eficiência do veículo, os motoristas da empresa Catarinense realizaram treinamento de dois dias com a Dicave Blumenau, concessionário Volvo na região, para que pudessem conhecer todas as funcionalidades dos veículos.

Outro exemplo de sucesso, são os híbridos que operam no Parque Nacional do Iguaçú, em Foz do Iguaçú. Desde 2013, cinco ônibus híbridos circulam no transporte de passageiros dentro do parque.

Capaz de reduzir em 50% a emissão de gases poluentes em relação aos veículos com tecnologia Euro 5, os ônibus híbridos estão totalmente alinhados à crescente demanda por soluções de transporte ecologicamente corretos.

LEIA MAIS  Vídeo traz depoimento dos melhores motoristas de ônibus de São Paulo

Sucesso em vendas

Desde a sua introdução no mercado, em 2010, a Volvo Buses já comercializou mais de 2.000 unidades de modelos híbridos em cerca de 20 países, entre eles o Brasil. Os números que reforçam a posição global de liderança da marca neste segmento de mercado.

No Brasil, os veículos circulam no transporte público de Curitiba e Campinas. Além disso, cidades da Colômbia, Suécia, Alemanha e Suíça já desfrutam dos benefícios em utilizar a tecnologia híbrida no transporte público, e recentemente, Dinamarca, Hungria e Polônia também iniciaram operações com ônibus híbridos.

Fonte: Volvo




Deixe sua opinião sobre o assunto!