Apaixonado por miniaturas, o empresário de Nova Odessa (SP) Gerson Carlos dos Santos, de 42 anos, resolveu construir uma pista para miniaturas de caminhões, conhecido como “truck modelismo”, com o apoio de outros amantes da prática. Após seis meses de preparação, a riqueza de detalhes da estrutura por onde passam as réplicas, monitoradas por rádio controle, impressiona.
Com cerca de 500 metros de extensão, a pista terá balança que pesa os eixos dos veículos, guincho e até praça de pedágio que reconhece, por sensores, quando a réplica se aproxima. A área reproduz com fidelidade o cenário e a estrutura de uma estrada para o truck modelismo.
“A balança e o pedágio funcionarão de verdade”, ressaltou o idealizador. Em proporção, as miniaturas são 14 vezes menores que os caminhões. Mas quem visita o cenário, demora a se dar conta de que tudo aquilo não passa de uma réplica.

Circuito tem sinalização, borracharia e até praça de pedágio
“Os amantes do truck modelismo, a maioria adultos, voltam a ser crianças”, disse Santos, idealizador do projeto. “Nós nos sentimos como um jovem quando ganha o primeiro automóvel”, brincou.
Além da estrutura comum às concessionárias responsáveis pelas vias de rodagem, a pista já tem sinalização, placas de indicação de velocidade máxima, mecânica, transportadora e borracharia. Mas a estimativa é que fique totalmente pronta só em agosto, quando será aberta à visitação, com agendamento prévio.
Ideia
Santos contou que o interesse em criar um espaço fixo para a prática do truck modelismo surgiu há um ano e meio. Ele já integrava um grupo nas redes sociais para adeptos e participava de encontros em diversas cidades do Brasil. Atualmente, a comunidade conta com cerca de 40 pilotos.
O idealizador do projeto preferiu não divulgar o valor de cada miniatura, bem como o investimento total realizado na construção da pista. “Não gostaríamos de tornar isso público, até porque nosso espaço não terá fins lucrativos”, justificou.
A dificuldade de poder reunir a família e levá-la conosco a cada passeio com os caminhões, no entanto, o fez pensar em criar a pista. “Tínhamos a estrutura para nossas réplicas, mas não para quem gostaríamos de levar conosco”, explicou.
Santos contou também que a maioria dos participantes do grupo tem alguma ligação maior com o veículo. “São caminhoneiros, ex-motoristas, donos de transportadoras, funcionários. Cada um com sua paixão”, disse. Mas a intenção é divulgar a prática e conquistar mais adeptos. “A ideia de construir a pista também foi para fazermos novas amizades”, completou.

Percurso de truck modelismo tem sinalização na pista

Pista de truck modelismo tem cerca de 500 metros de percurso
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO