‘Caminhão seguro’ pode revolucionar o transporte em rodovias

por Blog do Caminhoneiro

samsung-transparent-truckQualquer motorista que já tenha dirigido em rodovias de mão dupla sabe a agonia, e o risco, de ficar atrás de um caminhão. Por causa da falta de visibilidade, é impossível se manter atento ao que acontece à frente da carreta, e as ultrapassagens são sempre arriscadas. Pensando nisso, a Samsung desenvolveu uma tecnologia que permite ao motorista ver o movimento na estrada por câmera e monitores.

O sistema “Safety Truck” é simples. Basta instalar uma câmera sem fio na frente da cabine, que está conectada a uma pequena parede de vídeo, formada por quatro monitores instalados na traseira do baú. Dessa forma, tudo o que acontece à frente é transmitido, em tempo real, para quem está atrás.

“Isso permite que os motoristas tenham uma visão melhor para decidir quando é mais seguro ultrapassar”, diz a companhia, em comunicado. “Outra vantagem do ‘Safety Truck’ é que ele pode reduzir os riscos de acidentes causados por freadas bruscas ou animais cruzando a estrada”.

A tecnologia ainda não está disponível no mercado, mas já foi testada operacionalmente na Argentina. O próximo passo é realizar testes para a obtenção de permissões legais. Para isso, a empresa está trabalhando com ONGs e com órgãos do governo argentino.

 

 

Fonte: Jornal O Globo

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário