MWM pode fechar fábrica no Rio Grande do Sul

mwm international




A fabricante americana de motores MWM pode fechar sua fábrica em Canoas, no Rio Grande do Sul. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do município, Paulo Chitolina, disse que a empresa já anunciou que vai transferir o Centro de Distribuição de peças para São Paulo em janeiro e que, a partir de fevereiro, não mais montará os motores para a General Motors (GM). O contrato com a GM valeria até 2018, mas como a montadora construiu uma fábrica em Joinville, Santa Catarina, o fim do acordo foi antecipado, segundo o sindicalista. Em Canoas, a MWM mantém também uma linha de montagem de caminhões da marca Navistar International.

LEIA MAIS  Montadora deve substituir caminhão com defeitos usado para trabalho de comprador

“A MWM está tentando vender a linha de montagem de caminhões. Havia um acordo com a chinesa Sinotruk, mas foi desfeito em maio quando os executivos assinariam o contrato na China. Se não vender essa linha, a fábrica será fechada”, disse Chitolina, acrescentando que até o final de agosto a empresa definirá o destino da unidade.

International 9800iEm Canoas, a MWM emprega cerca de 700 pessoas. Somente na operação de caminhões são 150 funcionários. Ainda de acordo com Chitolina, a empresa já fez um acordo com o sindicato para a dispensa dos colaboradores.

“Para os funcionários com até 15 anos de empresa será concedido um bônus de 1,5 salário mais seis meses de plano de saúde e a liberação da fundo de previdência privada. Para aqueles com mais de 15 anos de casa serão 2,5 vencimentos a mais, além dos outros benefícios. Estamos torcendo para que o negócio com a linha de montagem de caminhões aconteça. Pelo menos seriam 150 pessoas empregadas”, disse o sindicalista.

LEIA MAIS  PRF de Santa Catarina flagra 5 caminhões com mais de 31 toneladas de excesso de peso na BR-101

No Brasil, a MWM mantém, ainda, uma fábrica em São Paulo e tem, entre os clientes, Ford, MAN, Volkswagen e Agrale.

Fonte: Jornal O Globo – Texto de Ana Paula Machado




Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!