Projeto de Lei pode dar porte de arma para caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

caminhoneiro armasSe depender de relatório apresentado na Câmara dos Deputados, em Brasília, para criar o Estatuto de Controle de Armas de Fogo, taxistas e caminhoneiros passarão a poder trabalhar armados pelas ruas e estradas do país. O Estatuto do Desarmamento, em vigor, faculta essa permissão apenas a policiais e outros profissionais da área da segurança e Justiça. Caso o texto preparado pelo relator, o deputado federal mineiro Laudívio Carvalho (PMDB), seja aprovado sem modificações na comissão especial criada para avaliar o tema, o projeto de lei vai a votação no plenário. Na sessão de quinta-feira, um pedido de vista coletivo adiou a votação do relatório para semana que vem.

Porém, aumentar a permissividade para o porte de armas é tema que alarma especialistas em segurança, especialmente quando se trata de colocar armamento nas mãos de profissionais que vivem em um contexto de conflito, como o trânsito. Para o pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG Frederico Couto Marinho, a realidade brasileira é violenta e, grande parcela dessa realidade é provocada por armas de fogo. “Temos aqui o maior número absoluto de homicídios do planeta e parte por motivos banais, como brigas de vizinho e de trânsito e violência doméstica”, destaca o pesquisador. “Não se pode inserir um fator que leva ao crime e que pode aumentar a taxa de homicídio em uma sociedade como a brasileira”, afirma Marinho, para quem a intenção do deputado é a de aumentar a sensação de segurança, mas ignora o grau de violência da sociedade.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Ricardo Faeda, acredita que andar armado pode ser positivo para a categoria, embora pondere que o assunto mereça análise de estudiosos. “Quando um criminoso entra em um táxi para assaltar, se o taxista estiver armado, terá uma oportunidade de defesa e de resguardar sua vida”, argumenta. O sindicalista destaca, porém, que não tem conhecimentos técnicos sobre o assunto e espera que os responsáveis pela legislação sejam respaldados por especialistas em segurança pública.

Relator da proposta, o deputado Laudívio Carvalho argumenta que seu relatório apenas explicita algo que já estava previsto no Estatuto do Desarmamento.

“Eu só trouxe para o conhecimento das pessoas o que já prevê o atual estatuto. Ele prevê que o proprietário pode manter arma em sua residência ou local de trabalho”, afirma. A proposta pode contornar decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que não permite carregar armas nos táxis, caminhões e embarcações, mesmo que estes sejam entendidos como locais de trabalho.

O coordenador do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, avalia que a propostas teria um impacto ruim para a segurança pública. “As pessoas precisam pensar como será conviver com taxistas e caminhoneiros andando armados. Como será da noite para o dia conviver com pessoas com arma na cintura”, considera Langeani. O coordenador da ONG aponta que 70% dos homicídios do Brasil são cometidos por arma de fogo e que as alterações propostas pelo deputado favorecem a entrada de mais delas em circulação.

Origem

O deputado Laudívio Carvalho foi eleito pela primeira vez no ano passado, e faz parte de um grupo de parlamentares conhecido como Bancada da Bala, pelo apoio a leis controversas, como a ampliação das possibilidades de armamento da população e redução da maioridade penal. Antes de ser político, o radialista apresentava um programa policial em uma rádio de Belo Horizonte. Para o parlamentar, o cidadão que não acredita no sistema de segurança pública tem direito de comprar uma arma.

O estatuto e o projeto

O Estatuto de Desarmamento, de 2003, permite que qualquer cidadão tenha a posse de arma, desde que seja submetido a testes psicotécnicos e não tenha antecedente criminal. A posse, entretanto, permite apenas que a arma fique em casa ou no local de trabalho. Já o porte de arma, que permite ao cidadão circular com o armamento, é restrito apenas aos profissionais da segurança pública e Justiça. Além de taxistas e caminhoneiros, o relatório apresentado na Câmara prevê que deputados, senadores, funcionários do Ibama, agentes de trânsito, aposentados das polícias e das Forças Armadas e mais servidores do Poder Judiciário tenham direito ao porte. Outra mudança é que o estatuto em vigor exige renovação do registro da arma de três em três anos, enquanto a proposta pretende tornar o registro definitivo. Pela lei atual, para obter o registro, é preciso ter mais de 25 anos de idade e não possuir antecedentes criminais. O texto de Carvalho reduz a idade para 21 anos.

Fonte: Jornal Estado de Minas

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

52 comentários
0

Artigos relacionados

52 comentários

José Oliveira 04/12/2016 - 09:39

O problema não é andar armado com porte pois se o caminhoneiro matar um bandido ele não foge do local aí vem a polícia e o algema por assassino em flagrante delito vai direto pro presídio da cidade e é julgado condenado à pelo menos 12 anos em regime fechado nunca será julgado por legítima defesa aí estaremos transformando trabalhadores em assassinos. A polícia em muitos casos conivente com o roubo de cargas e caminhões não vai atrás de um bandido quando ele mata um caminhoneiro como já me disse um policial lá de posto fiscal da Bahia “NÃO VAMOS ARRISCAR A VIDA POR VCS O CAMINHONEIRO É QUE TEM QUE PARAR DE VIAJAR À NOITE ” porém se com a permissão vier acompanhada uma lei de responsabilidade do estado em tratar o agredido como legítima defesa e julgamento em liberdade e direitos familiares preservados talvez se resolva em parte um problema que os “PATRULHEIROS VAGABUNDOS E CORRUPTOS OUTORGADOS PELO ESTADO NÃO ESTÃO INTERESSADOS EM RESOLVER “.

Reply
Vladimir Paz 17/11/2016 - 23:36

Tem um erro na matéria, hoje só podem andar armados, militares, profissionais de segurança e bandidos.

Reply
Reginaldo Gonçalves 16/11/2016 - 23:01

Sou completamente à favor de qualquer um cívil brasileiros ter porte de arma..

Reply
Ademir Pascoal 21/09/2016 - 15:46

Eu acho enteressante sim o caminhoneiro andar armado sim .pq o ladrão pega o motorista de caminhão sem medo algum pq eles sabe q no caminhão ninguém tem nada .o ladrão tem q ter medo di caminhoneiro sim .

Reply
Kennedy Marques Dos Santos 19/09/2016 - 12:48

Nao pode gosto de caminhoes profiçao bacana mais tem muito louco que ja usam o caminhao como arma nao pode tem que ter mais policiamento

Reply
Julio 12/11/2016 - 22:54

“Proficao ” seu teclado te matou hein …kkkkk

Reply
Renato Pinheiro 19/09/2016 - 12:47

Tomará que aprová está lei eu carreguei uma carga uma vez de um milhão e oitocentos fiquei com medo da medo

Reply
Aparecido Donizeti Mioto 19/09/2016 - 12:45

vai dar tiro no proprio colega de profissao por causa de uma feixada no transito

Reply
Frankiln Cruz 19/09/2016 - 12:27

Pessoas que sao contra um trabalhador andar armado pra se defender,Sao a favor dos bandidos a andar armados para que eles possam matar esse trabalhador,So espero que esse trabalhador nao seja teu pai,teu filho,teu irmao,teu esposo,teu amigo.

Reply
Renilson Carvalho 19/09/2016 - 12:18

antes de entregar uma arma p/ nós caminhoneiros tem que fazer um super teste de piscologia para todos porque eu já imagino um posto de combustivéis cheio de caminhões em seu patio e todos armados e em sua maioria consumindo bebida alcolica no final de semana durante o dia todo.

Reply
Enivaldo 12/11/2016 - 23:55

Comece a rodar la no ibó e depois mim diga

Reply
Marcelo Costa Abrahao 19/09/2016 - 11:17

aí sim heim?

Reply
Correa Correa 19/09/2016 - 11:17

Reply
Correa Correa 19/09/2016 - 11:16

Eu só um camioneiro e isso não vai dar certo eles briga pelo rádio imagina com arma

Reply
Enivaldo 12/11/2016 - 23:58

Vá com um 9 eixo com os peneus novinho e pare pra dorme na região do ibó depois vc mim diga a sua opinião

Reply
Junior Maionese 19/09/2016 - 10:04

É se não fosse por ter a minha semana passada eu teria perdido tudo. O pior é que vc se defende e nem pode procurar a polícia pq se eles desconfiarem que vc tem uma arma para se defender vc é considerado bandido. Leis que desarmam os cidadãos de bem e deixam os bandidos soltos. Eu ja tenho a minha mas poderia regularizar logo isso, pq assim os mala pensariam 2 vezes antes de querem tirar o hanha pão de um pai de familia.

Reply
Juan Gonçalves 19/09/2016 - 09:26

Quem é esse deputado que faz um projeto desse? No mínimo e retardado.

Reply
Wenderson Gomes 19/09/2016 - 09:13

Vai morre porteiro q fica deixando a gente tres dia na fila p descarrega

Reply
Ronaldo Carloh 19/09/2016 - 08:59

Eu era a favor mas analisando bem os motora do geito que tá vão se mata tudo.

Reply
Edmilson Pessoa 19/09/2016 - 03:17

SOU FAVORÁVEL SIM POIS SEI QUE PARA CONSEGUIR PORTE DE ARMAS TERÃO QUE PASSAR POR VÁRIOS TESTE E AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS E AOS DROGADOS ESPERO QUE ELES SEJAM PEGOS EM BARREIRA POLICIAIS E PERCAM SUAS CARTEIRAS PARA SEMPRE , POIS PIOR QUE UMA ARMA NA MÃO É UM CAMINHÃO CARREGADO NA MÃO DE UM DROGADO , E SE Alguém ACHA QUE NÃO HÁ DROGAS NA ESTRADA OU MOTORISTAS FUMANDO PEDRA , AINDA BEM QUE SÃO MOTORISTAS POR QUE CAMINHONEIROS ESSE COM CERTEZA NÃO USA DROGA , E QUE VÃO TUDO OS DROGADOS QUEIMAR NOS QUINTOS DOS INFERNOS ..

Reply
Pedro Prado 19/09/2016 - 02:42

E isso q o sistema quer vender arma

Reply
Qra Cabeça 19/09/2016 - 02:30

Tomara q aprovem

Reply
Antoninho Trevisan 19/09/2016 - 02:01

Todo vagabundo sabe q caminhoneiro não tem arma
Chegam e leva tudo q temos vou anda de 12 cano cerado

Reply
Cristian Azevedo Lima 19/09/2016 - 01:51

E a minha ta guardada!otário

Reply
Jefferson Guatelli 19/09/2016 - 01:18

Eu morro e nao vejo ,aprovar essa lei.

Reply
Jorge Santos 19/09/2016 - 01:13

Ja era tenpo

Reply
Olimpyo Wilsom 19/09/2016 - 00:50

Do jeito q tem uns forgados n volante q c acham donos d estrada vai d merda muitos pai d família proficionais d verdade serão mortos p esses covardes
Ah e mães d família também temos excelentes companheiras aí n trecho

Reply
Jorge Cleusa Gaspar 19/09/2016 - 00:32

Ah so que tem que seleciona porq do geito q ta hoje em dia tem colegas fumando pedra que ja vi porq vai q ele fuma e acaba assaltando o proprio colega e foda mas e a realidade de hoje

Reply
Jorge Cleusa Gaspar 19/09/2016 - 00:30

Ja era pra esta usando

Reply
Wesley M Ferreira 19/09/2016 - 00:24

Nem posso. ..

Reply
Sonia Lechugo 19/09/2016 - 00:12

Tem que ter defesa própria sim

Reply
André Braga 19/09/2016 - 00:05

Aí vira faroeste.

Reply
Mazinho Couto 18/09/2016 - 23:48

Eu apoio

Reply
Antonio Pinheiro Araujo Junior Junior 18/09/2016 - 23:17

Com esse tanto de drogados no volante???!!!!
Vai da merda!!!
Só se tiver de fazer o toxicológico….

Reply
Cristian Azevedo Lima 19/09/2016 - 01:44

Drogado deve ta você otário

Reply
Cristian Azevedo Lima 19/09/2016 - 01:45

Filho de rapariga bem que eu queria explodir sua cara!

Reply
Antonio Pinheiro Araujo Junior Junior 19/09/2016 - 01:49

Não tem nenhum motorista drogado nas rodovias Cristian Azevedo Lima????

Deixa de ser otário é o que mais tem!!!
Não estou generalizando.
Qualquer profissão tem os merda pra atrapalhar mais os que fas merda no volante de um caminhão carregado pode prejudicar várias pessoas….

Então presta atenção trocha antes de abrir a sua boca….

Reply
Cristian Azevedo Lima 19/09/2016 - 01:49

Você deve ser um ne!

Reply
Cristian Azevedo Lima 19/09/2016 - 01:50

Ainda bem que não te conheço porque seria fácil passar por cima de você!

Reply
Cristian Azevedo Lima 19/09/2016 - 01:50

Vi de burro

Reply
Cristian Azevedo Lima 19/09/2016 - 01:50

Cu

Reply
Antonio Pinheiro Araujo Junior Junior 19/09/2016 - 01:54

Remédio pra motorista que acha o bamba bam Não do moral pra viado Boa noite vai senta em uma rola..

Reply
Antonio Pinheiro Araujo Junior Junior 19/09/2016 - 02:04

Fala ai seu viado gayzao bichona

Reply
Antonio Pinheiro Araujo Junior Junior 19/09/2016 - 02:05

Conheço um viado de longe e ainda quer se o bonitão esse bosta

Reply
Antonio Pinheiro Araujo Junior Junior 19/09/2016 - 02:07

Vai explodir o rabo da vénha da sua mãe Cristian Azevedo Lima..

Reply
Antonio Pinheiro Araujo Junior Junior 19/09/2016 - 02:07

Ou do seu marido..

Reply
Tiago Jose Araujo Araujo 19/09/2016 - 09:32

Que arma. E essa

Reply
Antonio Pinheiro Araujo Junior Junior 19/09/2016 - 10:17

Taurus rt 838. Calibre 38 8 tiros..

Reply
Kennedy Marques Dos Santos 19/09/2016 - 12:50

Arruma um oitao desse pra mim doido dms kkkkk

Reply
Kennedy Marques Dos Santos 19/09/2016 - 12:51

10 tiros reliquia

Reply
Jurandir Oliveira 18/09/2016 - 23:10

Isso e muito bom ajuda se defender

Reply
Roberto Cavalinhoa 18/09/2016 - 22:35

não pode um puxando refover para o outro deixa do jeito que tá

Reply

Escreva um comentário