Scania Transport Laboratory – Na estrada para melhorar a eficiência

por Blog do Caminhoneiro

Scania Transport Laboratory (1)

Todos os dias, vários caminhões carregados de peças, motores, caixas de câmbio e outros itens cruzam as estradas da Suécia e Holanda. Além de serem usados para transportes, esses caminhões são verdadeiros laboratórios sobre rodas, recheados de sensores, onde as informações são enviadas diretamente para os engenheiros de pesquisa e desenvolvimento da Scania como base para novos produtos e melhorias.

“Nosso objetivo é lutar continuamente em busca de veículos mais eficientes”, diz Anders Gustavsson, diretor do Scania Transport Laboratory. Resumidamente essa operação pode ser caracterizada como um laboratório sobre rodas para avaliar o desempenho em condições reais de transporte.

Atualmente são usados 40 caminhões, tanto Scania, como de todas as outras marcas presentes na Europa. Para evitar vícios nos testes, os motoristas são regularmente trocados de caminhões.

Scania Transport Laboratory (2)Esses caminhões rodam cerca de 400 mil quilômetros por ano cada um, e passam por revisões regulares, conforme orientações dos fabricantes. Isso faz com que cada modelo fique disponível 98,7% do tempo no ano. Todas as informações colhidas de cada modelo são estudadas cuidadosamente por um time de engenheiros. Os resultados de cada teste são usados em desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a eficiência dos modelos Scania, permitindo que os clientes maximizem a rentabilidade dos veículos.

Uma das mudanças significativas que são resultado dos testes do Scania Transport Laboratory é o intervalo de trocas de óleo, que foi ampliado de 40 mil km para 110 mil km. Outro exemplo é a redução do consumo de combustível pela modificação da relação da caixa de câmbio e diferencial, mudando a RPM do motor, que anteriormente era de 1.200 a 1.300 RPM para manter uma velocidade média de 80 km/h, para 1.000 RPM, mantendo a mesma velocidade.Scania Transport Laboratory (4) Scania Transport Laboratory (3)

 

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados