Digicon realiza projeto pioneiro de bilhetagem eletrônica no RS‏

DG Smart em Guaiba

A cidade de Guaíba será a primeira a receber um projeto de bilhetagem eletrônica da Digicon no Rio Grande do Sul. O transporte coletivo urbano do município, operado pela Expresso Assur, vai receber o DG Smart – um validador eletrônico de última geração que comanda diretamente a liberação das catracas por aproximação de um cartão inteligente (smartcard). Nesta primeira etapa, serão equipados 53 veículos, distribuídos em ônibus convencionais e seletivos (lotação), com essa tecnologia, que começam a circular a partir do dia 27 de dezembro.

“O nosso validador DG Smart permite conexão a uma câmera, que possibilita a verificação dos passageiros que possuem benefícios (descontos ou gratuidades). O grande diferencial será a biometria facial, que faz o reconhecimento de quem passou o cartão e reduz fraudes”, destaca o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho.

O DG Smart possui diferenciais importantes como uma grande capacidade de processamento e de memória, display touch screen gráfico e colorido, comunicação de dados WiFi de alta velocidade. Para embarcar toda esta tecnologia, o DG Smart passou pelos mais rigorosos testes internos da Digicon. O validador foi testado no laboratório com HALT (sigla em inglês para acelerador de tempo de vida) e no simulador Shaker, que realiza diversos cenários agressivos de vibração buscando os eventuais pontos frágeis.

Frota em São Paulo opera com sucesso

Com as instalações iniciadas em janeiro deste ano, o DG Smart já está operando em quatro empresas pertencentes à frota gerenciada pela SPTrans, em São Paulo. Ao todo são aproximadamente dois mil equipamentos em funcionamento. “O DG Smart está demonstrando uma ótima performance, tanto do ponto de vista de operação como de robustez e confiabilidade”, comenta Trindade.

Esta adesão ao validador na capital paulista permite que a Digicon projete, em 2015, um crescimento de até 15% das vendas, num comparativo ao ano passado, da sua divisão de mobilidade urbana.

Fonte: Divulgação





RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL

Seu e-mail (obrigatório)


Deixe sua opinião sobre o assunto!