Instituto Julio Simões lança vídeo Amarração de Cargas

por Blog do Caminhoneiro

amarração de cargasTodos os dias são registrados nas estradas do País acidentes causados por cargas mal amarradas. Para evitar perdas e riscos, o caminhoneiro deve ficar atento à maneira de colocar a mercadoria no veículo antes da viagem. O alerta está no vídeo Amarração de Cargas, nova campanha do programa Pela Vida, criado pelo Instituto Julio Simões, braço social da empresa de logística rodoviária JSL.

A campanha, que começou a ser veiculada nos trailers de atendimento no dia 14 de novembro, também poderá ser conferida no canal do projeto no You Tube. O vídeo destaca que o motorista só pode seguir seu trajeto após se assegurar de que a carga está acondicionada, fixada e amarrada adequadamente. Do contrário, a mercadoria pode despencar do caminhão, levando a perigos tanto para quem dirige quanto para terceiros, além de causar prejuízo ao cliente.

O filme ressalta regras básicas para que não existam problemas com o carregamento: verificar se não há excesso de peso; se a carga está bem distribuída; acompanhar o acondicionamento do material e checar componentes de amarração como cintas, mantas e cabos de aço.

A cada parada, o caminhoneiro precisa reapertar os cintos, conferir se os dispositivos de segurança não estão danificando a carga e se algo representa perigo no descarregamento, como a queda do produto. Em caso de irregularidade, a recomendação é ligar para a empresa ou o contratante do frete.

O vídeo Amarração de Cargas faz parte de uma série voltada para orientar os motoristas com relação aos perigos da estrada. Entre os assuntos abordados anteriormente estão Drogas; Inspeção veicular; Fadiga; Desrespeito e Imprudências no trânsito; Cinto de Segurança e Situações Adversas. Todos os vídeos podem ser encontrados nos links abaixo:

· Drogas: os perigos de se misturar direção com substâncias ilícitas na estrada e seus efeitos prolongados –

· Inspeção veicular: cuidados para garantir que o seu veículo circule em segurança

· Fadiga: a importância de paradas a cada quatro horas e consumo de refeições leves –

· Desrespeito e imprudências no trânsito: excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, curvas, rotatórias –

· Cinto de Segurança: importância do uso e consequências de não usar –

· Situações adversas: checklist do veículo, o que fazer em situações de penumbra e ofuscamento, adequação à variação da pista, chuva e neblina –

Prevenção nas estradas

Criado em 2011, o Programa Pela Vida já realizou mais de 78 mil atendimentos gratuitos nos nove trailers espalhados por rodovias brasileiras, sempre buscando conscientizar motoristas sobre a importância de cuidados básicos para a melhoria da qualidade de vida desses profissionais.

O objetivo das ações do Pela Vida é minimizar os riscos à saúde e à segurança dos motoristas. Durante o atendimento no trailer, o caminhoneiro tem a pressão arterial aferida, realiza teste de acuidade visual, mede a circunferência abdominal e o índice de massa corporal (IMC), recebe dicas de alimentação e de segurança.

Equilíbrio do orçamento familiar também é parte da conversa. Ele recebe uma cartilha para entender e acompanhar os gastos mensais. Esta traz alertas como gaste menos do que ganha, tente poupar, cuidado com compras a prazo e empréstimos, entre outros temas. Todo o atendimento é realizado em poucos minutos, sem atrapalhar a viagem.

Fonte: Divulgação

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário