Mercedes-Benz renova a linha de caminhões Atego

por Blog do Caminhoneiro

nova linha atego 2730 - 3030 (1)Consagrada no mercado por sua versatilidade de aplicação, a linha de caminhões médios e semipesados Atego da Mercedes-Benz passa a oferecer ainda mais opções para os clientes. Os modelos Atego 3030 e 3026 chegam ao mercado e são os primeiros veículos da marca a sair de fábrica já na configuração 8×2.

A estreia da Mercedes-Benz no segmento 8×2 com veículos próprios é o carro-chefe de vários lançamentos e novidades da linha Atego que a marca apresenta ao mercado. Destaque para o novo Atego 2730 6×4 para a construção civil e as severas operações fora de estrada, a opção de câmbio automático para o Atego 1729 coletor de lixo e os novos quadros de chassi, muito mais robustos e resistentes, para toda a linha de caminhões Atego 4×2, 6×2 e 8×2.

“Os lançamentos, novidades e aprimoramentos do Atego são frutos do feedback de nossos clientes e do mercado, o que captamos numa série de eventos, demonstrações e test-drive por todo o País”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Reafirmamos assim o compromisso de ouvir o que as estradas têm a nos dizer e, principalmente, de transformar as expectativas em novas soluções para maior produtividade e rentabilidade no transporte para nossos clientes”.

Segundo Leoncini, os novos caminhões Atego foram totalmente concebidos e desenvolvidos pelas equipes do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil. “O objetivo é aumentar o padrão de robustez do Atego e aprimorar sua plataforma para facilitar e otimizar ainda mais o trabalho e o tempo de implementação”, afirma o executivo. “Sem abrir mão do elevado padrão de conforto e praticidade de sua cabina, mantendo também os elementos de sua avançada tecnologia, qualidade, segurança, excelente desempenho e reduzido custo operacional. Ou seja, agregamos mais valor ao Atego, ampliando as vantagens e benefícios para os clientes”.

Eixos eleváveis do Atego 8×2 otimizam os custos operacionais

nova linha atego 2730 - 3030 (2)A linha de semipesados Mercedes-Benz ganha então os seus primeiros caminhões 8×2 com 4 eixos originais de fábrica, o que significa que o cliente conta com a garantia total da Mercedes-Benz sobre o veículo.

Com opções de entre-eixos de 4.800 e 5.400 mm, os modelos Atego 3030 e 3026 têm capacidade para um peso bruto total – PBT de 30 toneladas, permitindo aumentar em até quase 5 toneladas a carga útil do veículo. Eles são os veículos mais leves da categoria, transportando até 500 kg a mais que seus concorrentes.

Os novos caminhões Atego 3030 e 3026 8×2 foram desenvolvidos com base no exclusivo conceito ECONFORT da Mercedes-Benz, que resulta num elevado padrão de economia, conforto, força e desempenho no transporte de carga. A cabina, por exemplo, é a mais espaçosa do segmento de semipesados, oferecendo excelente ergonomia e praticidade ao motorista, o que contribui para sua maior produtividade.

Modelo de entrada das versões 8×2, o Atego 3026 assegura o melhor custo/benefício da categoria, graças ao menor consumo e ao menor custo de manutenção

Os caminhões Atego 8×2 são indicados para o transporte intermunicipal e rodoviário, circulando também com muita agilidade e facilidade dentro das cidades, o que é uma grande vantagem frente a carretas, por exemplo. Devido a sua notável flexibilidade e ótima capacidade de carga, os veículos são soluções ideais para as operações logísticas, especialmente para os atacadistas e distribuidores.

Outro grande destaque do Atego 8×2 é o conceito dos eixos eleváveis, tanto na dianteira, quanto na traseira, poupando pneus quando o caminhão está vazio e reduzindo os custos com pedágio. Ou seja, o transportador ganha em flexibilidade para rodar com seu veículo vazio ou carregado.

O segundo eixo na parte dianteira do caminhão é do tipo direcional, sendo totalmente sincronizado com o primeiro eixo dianteiro. Isso propicia mais confiabilidade e segurança à operação.

Atego 2730 6×4 versões basculante, betoneira e plataforma

nova linha atego 2730 - 3030 (3)Mantendo sua tradição em sempre oferecer soluções para as severas aplicações da construção civil em obras urbanas e das operações fora de estrada, como dos setores canavieiro, madeireiro e da mineração, a Mercedes-Benz lança o Atego 2730 6×4, com versões plataforma (P), basculante (K) e betoneira (B).

Este novo semipesado traz para o segmento um elevado patamar de força, robustez e resistência, com todo o conforto e praticidade da cabina Atego e com baixo custo operacional.

A cabina do Atego 2730 foi especialmente desenvolvida para atender sua vocação fora de estrada, trazendo adicionalmente recursos, como ângulo de entrada de 25o, parachoque e escada resistente a impactos, entre outros destaques.

As novidades do Atego fora de estrada visam tornar estes caminhões ainda mais econômicos e confortáveis, o que resulta em maior produtividade e rentabilidade para o cliente.

Com tomada de força no câmbio (versão basculante) ou tomada de força no motor e escapamento vertical (betoneira), o Atego 2730 6×4 sai de fábrica já apto para sua aplicação, preservando a originalidade dos componentes e exigindo menor tempo na montagem dos implementos.

Opção de câmbio automático para o Atego 1729 coletor de lixo

Caminhão robusto, resistente e com excelente custo operacional, o Atego 1729 coletor de lixo traz importantes novidades para o mercado. Além de receber o novo quadro de chassi dos caminhões Atego, passa a oferecer a opção de câmbio automático Allison. Isso propicia um nível superior de conforto e dirigibilidade ao motorista, contribuindo para maior produtividade em sua jornada de trabalho.

O câmbio automático é altamente recomendável nas operações de coleta de lixo devido ao intenso “para e anda” do veículo, o que ocasiona alto desgaste da embreagem na opção de câmbio manual. A solução automática é mais robusta e evita as paradas frequentes para troca de embreagem.

De qualquer forma, a fim de atender a todas as demandas do mercado, o Atego 1729 coletor de lixo continua sendo oferecido também na versão com câmbio mecânico, aumentando as opções de escolha para os clientes.

Novo painel de instrumentos se destaca pela navegabilidade

A partir de 2016, os caminhões Atego passarão a oferecer muito mais qualidade e praticidade para o dia a dia de trabalho e entretenimento do motorista. O inédito painel de instrumentos, por exemplo, se destaca pela fácil navegabilidade, sendo totalmente intuitivo e amigável. O display, colorido e em alta definição, de 4 polegadas, facilita a leitura dos dados e mensagens.

Os comandos do painel podem ser executados por teclas de navegação em cruz ou por meio de botões no volante, item que se torna opcional a partir de 2016. Assim, o motorista identifica rapidamente todas as informações e funções essenciais para melhor controle da operação e manutenção do veículo, como consumo de diesel e nível de lubrificantes, além das opções de entretenimento, caso do novo sistema de som. A partir de 2016, os caminhões Atego têm a opção de rádio original de fábrica, com Bluetooth e entrada USB.

O módulo PSM do Atego, que se torna série em todos os veículos, permite a troca de informações entre a linha CAN eletroeletrônica do caminhão e equipamentos externos. Isso traz mais flexibilidade ao implementador e ao cliente.

Os caminhões Atego também já vêm preparados para a ativação do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard, bastando que o cliente faça a solicitação junto à Mercedes-Benz.

Caminhões Atego asseguram versatilidade no transporte de carga

A linha Atego é formada pelo caminhão médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726, 1729, 2426 6×2 e 2430 6×2, juntando-se agora aos modelos Atego 2730 6×4 e 3026 e 3030 8×2. Conforme o modelo, são oferecidas até três versões de entre-eixos, o que se traduz em amplas opções de configuração para atender a todas as demandas dos transportadores.

A família Atego possui a maior variedade de versões de cabinas para o segmento de médios e semipesados. São quatro opções disponíveis (Standard, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto), que se adequam às necessidades de cada tipo de cliente e aplicação. Esta variedade é exclusiva no mercado, só disponível para caminhões Mercedes-Benz.

Independente do tipo de cabina, os caminhões Atego permitem a utilização das maiores carroçarias do mercado, com comprimentos máximos legais, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20 metros, no caso do entre-eixos mais comercializado de 4,8 m, nas versões 6×2, dependendo da cabina utilizada.

Devido a sua robustez, força e características técnicas, os caminhões Atego estão aptos a receber todo tipo de carroçarias e implementos, como baú, carga seca, furgão isotérmico ou frigorificado, sider, bebidas, botijões de gás, tanque de combustíveis, GLP ou produtos químicos, carroçaria aberta de madeira ou de alumínio e diversos outros implementos.

Graças a sua versatilidade de utilização, os caminhões Atego são indicados para empresas de transporte de carga, transporte de carga própria e autônomos. Entre eles, incluem-se distribuidores, atacadistas, cerealistas e operadores logísticos, como também os que atuam no transporte de bebidas, eletrodomésticos, móveis, hortifrutigranjeiros, frigorificados, produtos químicos, materiais de construção, distribuição de água e serviços para prefeituras, entre outros.

Nova linha Atego

Modelo  

Motor

PBT técnico (kg) Entre-eixos

(mm)

1419 OM 924 LA

185 cv @ 2.200 rpm

71 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

14.300 3.571

4.796

5.360

1719 OM 924 LA

185 cv @ 2.200 rpm

71 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

17.100 3.571

4.796

5.409

1726 OM 926 LA

256 cv @ 2.200 rpm

92 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

17.100 3.571

4.796

5.409

1726 4×4 OM 926 LA

256 cv @ 2.200 rpm

92 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

17.100 4.160
1730 S OM 926 LA

286 cv @ 2.200 rpm

114 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

17.100/

36.000 (PBTC)

3.560
1729

coletor de lixo

OM 926 LA

286 cv @ 2.200 rpm

114 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

17.100/

24.100

4.796
2426 6×2 OM 926 LA

256 cv @ 2.200 rpm

92 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

24.100 3.550

4.775

5.388

2430 6×2 OM 926 LA

286 cv @ 2.200 rpm

128 mkgf @ 1.100-1.200 rpm

24.100 3.550

4.775

5.388

2730

K/B/P

6×4

OM 926 LA

286 cv @ 2.200 rpm

114 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

26.600 4.830 (+1.350) 3.550 (+1.350)
3026 6×2 OM 926 LA

256 cv @ 2.200 rpm

92 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

30.200 4.775

5.388

3030 6×2 OM 926 LA

286 cv @ 2.200 rpm

114 mkgf @ 1.200-1.600 rpm

30.200 4.775

5.388

Fonte: Mercedes-Benz

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário