Maioria dos passageiros de ônibus ignora cinto de segurança

por Blog do Caminhoneiro

frota de onibusSeis em cada dez passageiros que viajam de ônibus pelas rodovias do estado de São Paulo não utilizam o cinto de segurança. O dado é da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), que fez um levantamento do comportamento dos usuários de linhas de ônibus em 174 viagens entre 22 e 29 de outubro.

A sondagem aponta que, em 144 delas, o condutor não orientou os passageiros a utilizar o acessório. Somente em 32 veículos, ou 22%, o contingente de passageiros que prenderam o cinto foi superior a 60%. Conforme a Agência, em 30 viagens nas quais o motorista informou aos passageiros sobre a importância da utilização do cinto de segurança, o índice de uso do dispositivo cresceu 15%.

Por isso, a Artesp irá desenvolver uma campanha para que os passageiros de ônibus intermunicipais não esqueçam de afivelar o cinto antes de viajar. Além disso, a Agência defende a criação de uma legislação segundo a qual os condutores sejam obrigados a orientar os usuários sobre a necessidade de usar o equipamento.

Segundo o órgão, o comportamento dos ocupantes de carros de passeio e caminhões vai em outro sentido. Levantamento feito em agosto desse ano, com mais de 11 mil condutores em diversas rodovias sob concessão em São Paulo, mostrou a utilização do dispositivo por 91% dos motoristas. Entre os caronas, o índice é de 89%. Já no banco traseiro, muita gente ainda esquece: 62% dos passageiros ignoram o cinto de segurança.

Fonte: Agência CNT de Notícias

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário