G10 dá dicas sobre checklist do veículo

por Blog do Caminhoneiro

caminhoes g10 - manutencaoO G10 é o maior transportador de grãos do Brasil e conta com 1.600 caminhões. Para o cuidado e manutenção da frota, diariamente, dezenas de colaboradores trabalham nas oficinas das transportadoras do Grupo.

Todas as necessidades da manutenção são solucionadas nas oficinas do G10, garantindo a segurança do colaborador e melhor desempenho dos caminhões. “A manutenção preventiva é fundamental, pois evita diversos problemas e que o motorista perca tempo na espera do conserto. Além disso, e mais importante do que para o bem material, a manutenção é essencial para a segurança. Quem não faz a essa prevenção está mais propício a um acidente”, explica o colaborador da oficina da Transpanorama, Danny Wilton.

Em dias de chuva, por exemplo, é preciso dobrar os cuidados e não esquecer de fazer o checklist no veículo, confira algumas dicas dadas pelos nossos profissionais:

– Se a previsão é de chuva, não arrisque, já saia preparado de casa. Verifique o para-brisa, os freios, as lanternas, os pneus e a bateria. Não deixe para perceber a deficiência dessas peças na hora do temporal.

– Faça o possível para não entrar em áreas alagadas. Os veículos têm comandos elétricos e podem parar de funcionar no meio da água. Para isso, escute o rádio ou consulte a internet e saiba quais os possíveis caminhos de desvios ou rotas alternativas.

– Se estiver em um congestionamento e perceber que a água começou a subir, deixe o carro em primeira marcha e acelere devagar, isso evita que a água entre pelo escapamento. Se o carro parar de funcionar, não tente ligá-lo.

De acordo com o instrutor técnico do Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte (CTQT), Luiz Fernando Mazarao, do G10, a prevenção é a melhor opção para evitar um acidente. “É preciso ficar atento a tudo, na chuva o trânsito é muito mais perigoso. O motorista precisa tomar muito cuidado com os buracos, pois a água pode impedir que eles sejam vistos. Se houver lama na pista é preciso agir com a direção defensiva e o motorista precisa manter uma aceleração, não aumentar e nem frear, mas manter a velocidade e ser firme na direção. É importante ser prudente, a vida é muito valiosa”, diz.

Fonte: Divulgação

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário