Discurso do Dep. Ronaldo Nogueira-PTB-RS em defesa do caminhoneiro

por Blog do Caminhoneiro

saude caminhoneiro estradas plano de saudeSr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu quero usar da tribuna neste momento para falar a respeito da situação dos caminhoneiros no nosso Brasil.

O Brasil é um país que desarticulou, desmobilizou os outros modais de transporte de mercadorias, como o transporte ferroviário, e hoje depende, praticamente em mais de 80% da movimentação de mercadorias, do transporte rodoviário, principalmente do transporte de cargas.

Não há, por parte do Governo, a implementação de uma política pública que ofereça condições reais para esse setor trabalhar, atuar. Falo principalmente no que diz respeito ao caminhoneiro autônomo.

Hoje me telefonou um caminhoneiro do Rio Grande do Sul, de nome Clênio Lima, apavorado com o preço do pedágio na BR-392, que liga o Município de Canguçu a Pelotas, onde houve um aumento de mais de 38%. O caminhão de sete eixos, que antes pagava 55 reais no pedágio, agora está pagando 77 reais.

Sr. Presidente, os custos operacionais para o proprietário do caminhão – pedágio, combustível, alimentação, tributos – consomem mais de 80% do preço do frete. Nós não estamos falando aqui do custo de depreciação do caminhão, mas somente dos custos operacionais para o caminhoneiro poder se locomover.

Não dá para continuar com esse tipo de política pública quando um setor tão importante enfrenta dificuldades para realizar a sua atividade laboral. Vejam as condições das nossas estradas. É dever do Estado prover uma infraestrutura necessária para o setor produtivo, principalmente no que diz respeito a fornecer rodovias em condições, sem falar na segurança. Os caminhoneiros enfrentam dia a dia quadrilhas organizadas que roubam cargas, aprisionam caminhoneiros e os matam.

Esperamos, Sr. Presidente, organizar um grande movimento a favor dessa classe trabalhadora tão importante para o desenvolvimento do Brasil: o nosso irmão caminhoneiro.
Obrigado.

Fonte: Agência Câmara

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário