Força-tarefa da PRF fiscaliza transporte de produtos perigosos na BR-101

por Blog do Caminhoneiro

fiscalizacao prfÓrgãos federais e estaduais de Alagoas realizaram na BR-101, em São Miguel dos Campos, uma fiscalização intensiva aos veículos que transportam produtos perigosos. O trabalho faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), composto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Estado, dos órgãos ambientais IBAMA e IMA, e da Defesa Civil – coordenadora das ações.

Itens como documento obrigatório, certificado do Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) do motorista, Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos (CIPP), ficha de emergência, simbologia adequada para transporte do produto, além dos equipamentos de proteção individual (EPI) e kit de emergência são obrigatórios e foram foco da fiscalização.

Durante todo o dia, os policiais abordaram 40 veículos que fazem o transporte de produtos perigosos e extraíram cerca de 20 autos de infração. Nos casos de irregularidades em veículos carregados, tanto o transportador quanto o exportador respondem solidariamente, duplicando-se o número de multas.

O objetivo da fiscalização e do trabalho integrado do P2R2 é minimizar os riscos de acidentes de trânsito, preservando a vida e evitando danos ao meio ambiente. “Caso ocorra um sinistro, a PRF, em conjunto com os outros órgãos, adotará as medidas necessárias de forma rápida, para diminuir os impactos ao meio ambiente e evitar que um acidente ainda maior ocorra devido à periculosidade da carga”, pontuou o PRF Décio Lucena.

Fonte: PRF

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário